Os progressos da Aerodinâmica de Alta Velocidade por Ivett Leyva

A investigadora conduziu uma apresentação repleta de exemplos práticos, desvendando vários aspetos cruciais da área.

A Aerodinâmica de Alta Velocidade, foi o tema da palestra realizada esta quarta-feira,10 de maio, no âmbito da parceria entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Instituto Superior Técnico (IST/ACorner) e que tem trazido até à escola conceituados nomes de várias áreas. Desta vez, a sessão foi conduzida por Ivett Leyva, cientista envolvida no programa de Aerodinâmica de Alta Velocidade do Air Force Office of Scientific Research  (AFOSR).

Depois de uma breve introdução acerca do AFOSR, Ivett Leya aprofundou as dificuldades que têm pautado a investigação em torno da aerodinâmica externa, assim como algumas das lacunas que ainda se denotam. Dividindo a apresentação em subáreas, destacou o estado atual da investigação, as várias questões em torno das mesmas, e as necessidades que as pautam. Não esqueceu, claro o progresso que se tem registado e o caminho até lá.

A oradora foi interagindo com a audiência, e através de exemplos foi incitando o envolvimento na conclusão das suas ideias. Fez questão ainda de apresentar as equipas que rodeiam os vários projetos, salientando a interdisciplinaridade que caracteriza as mesmas: “Temos equipas com muito talento, provenientes de várias áreas, o que para mim é muito positivo, visto que a interdisciplinaridade é importante para fazer o projeto funcionar”, destacou.