Ciência e Tecnologia

Prémio Carreira AcquaLive 2018 atribuído ao Professor Francisco Nunes Correia

Desde 2012 que o galardão distingue e celebra uma personalidade de reconhecido mérito, que ao longo de todo um percurso de vida tenha contribuído de forma notável para o progresso da gestão e utilização sustentável da água em Portugal.

O docente do Técnico, o professor Francisco Nunes Correia, recebeu, no passado dia 13 de abril, o Prémio Carreira AcquaLive 2018. “Naturalmente contente e muito honrado” é assim que o professor catedrático de recursos hídricos e ambiente se assume com a atribuição desta distinção, lembrando que este prémio “vem sendo atribuído desde 2012 e tem contemplado profissionais de índole muito diversa, incluindo professores e investigadores, empresários do sector e mesmo um diplomata que assumiu grande protagonismo nas relações com Espanha relativamente aos rios internacionais”, relembrou o docente.

O galardão distingue o contributo do docente para o setor da Água em Portugal, quer pelo seu desempenho enquanto ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, quer enquanto responsável pela preparação do Plano Nacional da Política de Ambiente (PNPA), e no apoio ao processo de negociação com Espanha para uma nova convenção sobre recursos hídricos. Também a nível internacional foi fulcral o seu papel enquanto membro do Comité de Alto Nível da EIP Water – European Innovation Partnership on Water, órgão que aconselha o Comissário Europeu para o Ambiente, e a sua colaboração junto da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, na “Water Governance Initiative” e nos “OECD Policy Dialogues on Water Governance”. “Nunca trabalhei para ter prémios ou quaisquer distinções deste tipo, mas, obviamente, sinto-me muito reconhecido por pessoas que muito respeito se terem lembrado de o fazer”, frisa o docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Técnico.

O júri do Prémio Carreira AcquaLive 2018 foi constituído por representantes das principais associações do setor: APRH, APESB, APDA, APEMETA e AEPSA, do grupo AdP – Águas de Portugal, do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Nacional da Água, tendo sido secretariado pela PPA – Parceria Portuguesa para a Água. As entidades envolvidas no processo, começam por estabelecer uma “short list” com potenciais candidatos e, após troca de impressões sobre os perfis em consideração, fazem uma votação em urna para escolher o premiado, de onde saiu então o nome do professor do Técnico. “O que confere um carácter muito especial a este Prémio Carreira é o facto de ele ser atribuído por ‘pares’, num sentido amplo do termo dado que os decisores têm perfis profissionais muito diversos, e o facto dessa atribuição ser feita por voto secreto o que lhe confere uma grande transparência”, refere o professor Francisco Nunes Correia.

A temática dos recursos hídricos, e da água em geral, têm sido para o docente do Técnico, “uma profissão, uma missão e uma paixão” com mais de 40 anos.  E por isso mesmo, olhando para trás, o professor Francisco Nunes Correia não hesita em evocar a “satisfação muito particular por ter conseguido conciliar três vertentes que encaro como complementares: o ensino e a investigação (a componente principal), a consultoria (nomeadamente e internacional) e a intervenção cívica (nomeadamente o exercício de responsabilidades governamentais)”. “Todas estas vertentes se enriqueceram mutuamente e em todas encontrei grande realização profissional”, conclui.