Prémios ANACOM-URSI distinguem alunos e investigadores do Técnico

Dois dos prémios da União Radiocientífica Internacional tiveram como destino o Instituto de Telecomunicações

João Felício,  aluno de Doutoramento do Técnico e  investigador  do grupo de Antenas e Propagação do Instituto de Telecomunicações,   foi o vencedor da mais recente edição do prémio ANACOM-URSI Portugal. O prémio ANACOM-URSI (União Radiocientífica Internacional) vai já na sua décima primeira edição e distingue não só o trabalho de investigação de maior rigor científico, mas também aquele que se revele mais criativo, caraterísticas que com certeza se terão destacado no trabalho Microwave Imaging for Breast Cancer Screening – Experimental Validation, de que o investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) é autor. “Apesar de não trabalhar com o objetivo de ser premiado, é uma grande satisfação receber esta distinção não só pela sua história como pela reputação que o mesmo tem na área de radioeletricidade”, destaca o investigador João Felício.

O trabalho premiado está inserido no projeto da tese de doutoramento do investigador, que se debruça sobre a possibilidade de utilizar radiação de microondas como alternativa aos raios-X (mamografia) para rastreio de cancro da mama. Os desenvolvimentos que o seu grupo de trabalho tem alcançado, quer ao nível de “hardware”, quer ao nível de processamento de sinal para tentar ultrapassar os desafios conhecidos, são abordados no trabalho distinguido. “Os resultados obtidos com o nosso demonstrador têm sido promissores, o que nos dá confiança de que as microondas podem, de facto, ser utilizadas para o rastreio de cancro da mama”, reitera o investigador do IT.  A “relevância do tema”, o facto de ter por base “várias áreas do conhecimento com o objetivo de atingir uma aplicação específica”, a “fundamentação teórica exigente”, e ainda “a componente experimental muito forte” do trabalho, terão sido determinantes, segundo o autor, na sua distinção.

Na mesma ocasião em que João Felício recebeu o prémio, o Congresso do Comité Português da URSI, também a aluna do Técnico Vera Pedras foi distinguida com o 3º lugar no Best Paper Award, pelo seu trabalho Development of QoE models (No Reference) for voice and Web Browsing based in 3G/4G radio  measures.