Ciência e Tecnologia

Professor Arlindo Oliveira lança livro sobre mentes digitais

A obra explica como os avanços da ciência e tecnologia podem originar alterações na humanidade.

A inteligência artificial tem marcado passo no nosso quotidiano e aprendido muito sobre a mente humana. Rapidamente o “machine learning” possibilitará a criação de máquinas inteligentes, assim como a biologia computacional permitirá modelar, simular e entender sistemas biológicos e o próprio sistema cerebral.  Uma evolução que poderá resultar no surgimento de uma nova concepção da mente. É este o caminho que o professor Arlindo Oliveira percorre no seu livro, ““The Digital Mind: How Science is Redefining Humanity”, uma obra publicada pela MIT Press e que será apresentada amanhã, dia 17 de maio, em Portugal, na Fnac do Colombo, e onde explora de forma inovadora algumas destas questões.

“A ideia deste livro foi dar uma visão técnica, mas acessível a todos, sobre as tecnologias que suportarão a evolução da humanidade para o seu próximo estágio”, explica o autor.  E o próximo estágio passa eventualmente pelas mentes digitais.  Para o professor Arlindo de Oliveira, elas virão a existir efetivamente. “Não sei se se virão a sobrepor-se às mentes humanas, ou se irão coabitar com elas. Espero que seja esta última possibilidade, a que venha a acontecer”, realça.

A obra questiona por si só o impacto destas evoluções na sociedade. Para o presidente do Técnico, a maneira mais fácil de lidar com esta nova conceção da mente é compreendê-la, “para que possamos conviver com ela” e assim fazer com que estas mentes digitais contribuam para o desenvolvimento da sociedade. “Daqui a muitos anos, talvez elas sejam os nossos descendentes”, frisa.