Ciência e Tecnologia

Professor Carlos Guedes Soares homenageado na OMAE

Um dos simpósios da 37ª Conferência Internacional foi dedicado ao docente do Técnico, fazendo jus à conceituada carreira que construiu.

A Conferência Internacional de Engenharia Oceânica, Offshore, e Ártica (OMAE 2018) contemplou um simpósio especial em honra do docente do Técnico, o professor Carlos Guedes Soares. Realizada anualmente, a OMAE que este ano teve lugar em Madrid, atrai centenas de participantes da academia, mas também da indústria, e aborda as mais diversas áreas temáticas como a Tecnologia Offshore, Engenharia Oceânica, Segurança e Fiabilidade, sendo os variados simpósios nas quais se desdobra conduzidos por conhecidos especialistas. Nesta 37ª edição, e dando seguimento a uma das práticas recentes da organização da conferência – reconhecer contributos excecionais de investigadores da área – o conceituado docente do Técnico não foi esquecido.  “Fui surpreendido há dois anos com a proposta de criação deste Simpósio e realmente a minha primeira reação foi a de não aceitar pois considerava-me ainda muito novo para isso e a minha carreira não tinha ainda chegado ao fim”, partilha o professor Carlos Guedes Soares. “Com a insistência dos colegas, acabei por me convencer que afinal já mais de 30 anos tinham passado desde o meu doutoramento e que embora eu ainda não me tenha jubilado, o relógio não parou de funcionar durante este período de tempo”, complementa de seguida.

O simpósio em nome do docente do Técnico debruçou-se acerca da “Tecnologia Marítima e Engenharia Oceânica”, temática sobre a qual o mesmo se tem debruçado afincadamente ao longo da sua carreira. “Fiquei claramente sensibilizado pela escolha pois dado o número reduzido de homenageados e o número muito grande de possíveis escolhas é sempre elogioso ser escolhido pelos pares para ter uma homenagem atribuída”, revela ainda o também investigador do CENTEC.  “Tive também a gratificante surpresa de o Simpósio ter sido o maior de todos deste tipo que se realizaram ao longo dos anos com cerca de 115 artigos submetidos, enquanto o número de contribuições, em simpósios anteriores, oscilou entre 20 e 60”, acrescenta de seguida.

Os trabalhos apresentados, que serviram simultaneamente de homenagem, eram de vários colegas com os quais o docente do Técnico se cruzou, trabalhou ou que simplesmente influenciou de alguma forma ao longo da prestigiada carreira, nomeadamente um dos seus docentes no MIT, o professor Ronald Yeung, o orientador da tese de doutoramento, o professor Torgeir Moan,  e o colega do Técnico, o professor António Falcão. Também antigos alunos e pós-doutorados orientados pelo docente se juntaram à homenagem.“Foi muito gratificante ver os colegas que se envolveram neste Simpósio como forma de manifestar o apreço pelo trabalho que temos vindo a desenvolver”, confessa o professor Carlos Guedes Soares. Relembrando a ótima classificação que a área de Engenharia Naval e Oceânica do Técnico obteve no Ranking de Shanghai de 2017- alcançando o 3º lugar a nível mundial, o professor Carlos Guedes Soares relembra que numa “análise posterior das publicações que foram consideradas para atribuir esse ranking mostrou que cerca de 85% das mesmas são de autores do CENTEC”. “Esta homenagem, no seguimento dos resultados do Ranking de Shanghai, não pode ser interpretado de outra forma como de facto haver razões para considerar o CENTEC e o Técnico uma referência mundial na área científica de Engenharia Naval e Oceânica”, remata de seguida lembrando que não esquece o Técnico nos momentos mais marcantes da sua carreira.