Professor Luís Oliveira e Silva eleito fellow da Academia Europeia das Ciências

O docente é o primeiro português escolhido para integrar a divisão de Física, e o segundo académico da escola distinguido com este título.

O professor Luís Oliveira e Silva, docente do Departamento de Física (DF) e presidente do Conselho Científico (CC) do Técnico, foi recentemente eleito fellow da Academia Europeia das Ciências (EurASc, na sigla inglesa). O Técnico passa assim, e depois de o professor Armando Pombeiro ter sido eleito há alguns meses, a ter dois representantes na prestigiante e honrosa listagem de fellows da EurASc. O presidente do CC é primeiro português a integrar a divisão da física, e o sexto português a integrar a prestigiada academia.

“Sinto uma enorme gratidão relativamente à Academia pelo reconhecimento e relativamente aos membros da minha equipa e do meu grupo de investigação, o GoLP, e aos colegas do IPFN e do Técnico por todo o apoio e colaboração: só a sua ajuda é que permite criar as condições para se desenvolver a investigação e as contribuições aqui reconhecidas”, declara o professor Luís Oliveira e Silva, consciente da responsabilidade e do compromisso que chegam com esta eleição. Apesar de não ter até ao momento nenhuma ligação com a Academia, o presidente do CC lembra as “interações científicas que existem com alguns dos membros com quem tenho colaborado”, conhecendo também “alguns dos membros portugueses da Academia, nomeadamente o professor Armando Pombeiro do Técnico e o presidente da Academia, o professor Rodrigo Martins da Universidade Nova de Lisboa”.

A eleição dos fellows da EurASc começa com uma proposta feita pelo Comité Científico das Divisões da Academia, que é devidamente sujeita à aprovação do General Board – composto pelos membros do Presidium e pelos coordenadores das diversas divisões. De acordo com o que se pode ler no Regulamento da Academia esta é “uma eleição feita com base no mérito científico e completamente independente de qualquer outra entidade”. “A nomeação é baseada exclusivamente na relevância das contribuições científicas, nos artigos publicados e no seu impacto no meu domínio de investigação, assim como no currículo científico”, sublinha  o docente do DF.

A Academia Europeia das Ciências tem como missão reconhecer e eleger como membros os melhores cientistas europeus com uma visão para a Europa como um todo, visando o desenvolvimento da ciência e cooperação científica europeia. É uma associação internacional, totalmente independente, composta por distintos académicos e que procura ainda aproveitar a experiência dos seus membros para aconselhar outros organismos europeus ao nível da melhoria da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social. “As academias têm um papel importante na promoção dos valores da Ciência e também na contribuição para a definição de políticas públicas”, frisa o professor Luís Oliveira e Silva. “Espero poder colaborar com a Academia nestas duas dimensões e na sua dimensão europeia, que considero ainda mais relevante nestes tempos especialmente delicados para Europa”, complementa de seguida.

Acerca do facto de haver dois representantes do Técnico na EurASc, o presidente do CC frisa que isso é “sinónimo da relevância, do papel incontornável e do impacto que a nossa instituição tem na Ciência portuguesa, bem evidenciada pela qualidade dos nossos centros, professores, investigadores, técnicos e alunos”.