Ciência e Tecnologia

Professor Paulo Ferrão é o novo presidente da Associação Internacional COST

O anúncio foi feito na reunião do Conselho Executivo do organismo, realizada no passado dia 20 de junho em Bruxelas.

O professor Paulo Ferrão, docente do Instituto Superior Técnico, é o novo presidente da associação internacional “The European Cooperation in Science and Technology” (COST). O anúncio foi feito na reunião do Conselho Executivo do organismo realizada no passado dia 20 de junho, em Bruxelas. “A nomeação para um cargo internacional é sempre uma responsabilidade”, afirma o professor Paulo Ferrão. “Por um lado, no sentido de servir a organização e de promover o seu impacto e a eficiência com que cumpre a sua missão, particularmente neste caso em que se trata de promover a cooperação internacional em ciência e tecnologia e, por outro lado, por honrar a tradição dos Portugueses que têm tão bem servido a europa sempre que têm sido chamados a estas responsabilidades”, justifica de seguida, visivelmente satisfeito com esta nomeação. A presidência da importante associação europeia ficará a cargo do docente do Técnico pelos próximos dois anos.  Além da responsabilidade inerente à função, o docente do técnico assume também o entusiasmo por poder dar o seu contributo, “em particular tratando-se de uma função não executiva e que, por isso, me permite assumi-la mantendo o meu serviço no Técnico”, sublinha.

A COST é uma associação europeia, com personalidade jurídica própria, que tem como objetivo promover e financiar redes de ciência e tecnologia, em torno de ações concretas, as “Cost Actions”. Estas redes oferecem um espaço aberto para a colaboração entre cientistas em toda a Europa, impulsionando avanços na pesquisa e na inovação.” O COST é seguramente o mais eficiente e mais importante mecanismo europeu para promover cooperação científica e tecnológica a nível internacional e ainda, para promover a participação dos países cujo nível de desenvolvimento científico seja menor do que a média europeia”, frisa o professor Paulo Ferrão. Para o mandato que agora se inicia, o docente do Técnico já tem uma meta muito bem definida: “contribuir para alargar as fronteiras e a intensidade da cooperação internacional e promover a valorização do conhecimento gerado nas ações COST”.

Para o docente do Técnico esta base de colaboração por detrás da COST é essencial na ciência e tecnologia.  “A ciência e o conhecimento são, por definição, globais, pelo que não há dúvida de que só num contexto de grande cooperação internacional é que a ciência pode, por um lado, prosperar, e por outro, contribuir para o desenvolvimento sustentável de que tanto dependemos”, salienta.

O professor Paulo Ferrão é docente do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico (DEM), tendo sido um dos co-fundadores do Centre for Innovation, Technology and Policy Research (IN+). Foi presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2016 e 2019, e diretor do Programa MIT-Portugal de 1996 a 2016. É ainda membro do “Environmental Advisory Committee” da Rolls-Royce. O agora presidente da COST considera que toda esta experiência que foi construindo no desempenho destes cargos teve o seu peso nesta eleição: “foi determinante, na medida em que houve solicitação para que o perfil do presidente apontasse para alguém com experiência de gestão em organizações que promovessem e gerissem ciência e tecnologia e cooperação internacional”.

A carreira científica do docente centra-se nas áreas da energia e da ecologia industrial, nas quais tem desenvolvido vários trabalhos, em temas como a gestão de resíduos ou sistemas urbanos. Neste contexto, foi coordenador dos grupos de trabalho que elaboraram o PNGR-Plano Nacional de Gestão de Resíduos e o PERSU 2020 (Plano estratégico para os resíduos urbanos). É ainda coautor do livro «Sustainable Urban Metabolism» publicado pela MIT-Press em 2013 e da publicação «Urban metabolism of six Asian cities», editada pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em 2014.