Ciência e Tecnologia

Professor Paulo Martins recebe grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica da Dinamarca

A longa e permanente colaboração do docente do Departamento de Engenharia Mecânica com a Universidade Técnica da Dinamarca reflete-se agora nesta homenagem.

O professor Paulo Martins docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) vai, no próximo dia 4 de maio, ser distinguido pela Universidade Técnica da Dinamarca com o grau de Doctor Technices Honoris Causa. Esta distinção por parte de uma “das melhores e mais prestigiadas Universidades do Mundo” deixa o professor Paulo Martins “profundamente honrado”, como o mesmo confessa. “O reconhecimento que me foi dado pelos meus colegas da Universidade Técnica da Dinamarca que há muito admiro e respeito é um sentimento muito especial que obviamente nunca esquecerei”, refere de seguida.

A ligação entre o docente do DEM e a Universidade Técnica da Dinamarca além de forte é bastante longa e remonta a 1996. Foi nesse ano e na sua primeira viagem à Dinamarca, na companhia do Doutor Søren Petersen, o seu primeiro aluno de doutoramento, que ficou a conhecer o país e teve o primeiro contacto com a Universidade Técnica da Dinamarca e com o Professor Niels Bay, uma das personalidades que mais influenciou o seu percurso académico. “O Professor Niels Bay ajudou-me a desenvolver a área de tecnologia mecânica e a definir uma estratégia de investigação no domínio dos processos de deformação plástica, introduziu-me na comunidade científica internacional, proporcionou-me longas estadias no seu grupo de investigação e ensinou-me o que de facto deve ser a colaboração científica entre grupos de investigação”, declara o docente do Técnico.

Devido a esta ligação, e ao longo de mais de 20 anos de colaboração entre o docente e a instituição que agora o homenageia, “a Dinamarca e a Universidade Técnica da Dinamarca tornaram-se uma parte importante da minha vida”, refere o professor Paulo Martins. “São a minha segunda casa”, como costuma dizer e realça sem hesitar.

Os laços criados estenderam-se, pois, ao longo dos anos, a outras pessoas, uma delas o professor Chris Nielsen, co-orientado pelo professor Paulo Martins e pelo professor Niels Bay que, entretanto, se jubilou e a quem o primeiro sucedeu na liderança do grupo de investigação. “O professor Chris Nielsen, é um visitante habitual de Portugal e do Técnico tendo passado muito tempo na nossa Escola durante o seu trabalho de doutoramento”. “Esta relação continua, portanto, muito forte”, vinca o docente.

Estes laços que têm tornado as linhas de investigação comuns mais consistentes, são parte da justificação da distinção que o docente do Técnico recebe no próximo mês de maio, a outra parte está obviamente no valor do trabalho que desenvolveu ao longo das últimas décadas no domínio da experimentação e simulação numérica de processos de fabrico por deformação plástica, particularmente no âmbito do IDMEC e LAETA, reconhecido nacionalmente e como se vê além-fronteiras.

Além da gratidão à instituição que lhe presta homenagem, o docente do DEM não esquece quem o acompanhou neste caminho de sucesso: “os colegas da área científica de tecnologia mecânica e gestão industrial” e “os nossos alunos de doutoramento e mestrado por acreditarem na integração da investigação fundamental com o desenvolvimento tecnológico no domínio dos processos de fabrico por deformação plástica que temos vindo a desenvolver e consolidar ao longo destes anos”.