Ciência e Tecnologia

Richard van de Sanden no Técnico para debater “energia fundamental”

Na palestra "Plasma non-equilibrium at work: key to success of energy technologies" o investigador aproveitou para falar sobre o trabalho feito no DIFFER e falar sobre as expectativas futuras para a investigação em energia fundamental.

A terceira sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture decorreu esta sexta-feira, no Anfiteatro Abreu Faro, e contou com a presença do Dr. Richard van de Sanden, diretor do Dutch Institute for Fundamental Energy Research (DIFFER) e considerado um “visionário” na produção futura de energia limpa.

Na palestra, intitulada “Plasma non-equilibrium at work: key to success of energy technologies”, Richard van de Sanden aproveitou para falar sobre o trabalho feito no DIFFER e falar sobre as expectativas futuras para a investigação em energia fundamental.

Para o investigador, a curto prazo, a energia fotovoltaica e eólica terão o maior peso na produção da energia, mas no futuro haverá a necessidade de “guardar e transportar” energia em larga escala, e isso trará novos desafios nesta área.

As IST Distinguished Lectures visam contribuir para a discussão da Ciência em Portugal, trazendo até ao Técnico professores e investigadores que se distinguiram nas suas respetivas áreas. Richard van de Sanden chegou ao Técnico a convite do IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.