Ciência e Tecnologia

Startup do Técnico vence primeiro prémio na Ag Biotech Entrepreneurial Showcase 2016

A Magnomics, uma startup do INESC-ID e INESC-MN e membro da comunidade IST SPIN-OFF, ganhou o primeiro lugar na Ag Biotech Entrepreneurial Showcase 2016, um evento anual promovido pelo North Carolina Biotechnology Center.

A startup, a única não americana entre as 12 companhias a concurso, desenvolve neste momento um dispositivo de diagnóstico rápido e fácil utilização, com base numa tecnologia inovadora de deteção de ADN que utiliza nanopartículas magnéticas.

A tecnologia de deteção de ADN com nanopartículas magnéticas foi desenvolvida no INESC-MN e no INESC-ID ao longo de uma década de investigação. Depois de sentirem que esta tecnologia estava madura o suficiente para se tornar a base de um produto comercial, foi criada a Magnomics, em 2013 como spin-off de ambos os institutos, que se mantêm como sócios da empresa.

Não só a tecnologia base teve a sua origem em institutos afiliados ao Técnico, também todos os cinco fundadores (Filipe Cardoso, José Germano, Sofia Martins, Verónica Romão e João Pereira) passaram pela instituição na sua formação, através de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos.

O objetivo da Magnomics é ser, dentro de poucos anos, a referência de diagnóstico em saúde animal, com uma presença internacional sólida. Depois desta entrada no setor de saúde animal, outras aplicações e mercados poderão ser explorados, nomeadamente em segurança alimentar e saúde humana.