Técnico desenvolve modelo estrutural em BIM para o Palácio Nacional de Sintra

O modelo permitirá avaliar a segurança sísmica do Palácio, através da identificação de eventuais anomalias estruturais e dos fatores de vulnerabilidade, objetivo relevante para a sua conservação e para a segurança das pessoas que o frequentam.

Uma equipa multidisciplinar do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST) está a desenvolver um modelo estrutural em Building Information Modeling  (BIM) para gestão de informação e apoio a projetos, obras e manutenção de património construído, com base em levantamentos Laser Scanning.

A conceção do modelo estrutural implica um conhecimento profundo das soluções construtivas do monumento, bem como dos materiais e técnicas utilizados. Neste contexto, a primeira fase contempla o estudo da história da construção do Palácio para avaliação do seu desempenho perante as diversas solicitações a que está e foi sendo sujeito, sejam elas estáticas ou dinâmicas, de modo a fundamentar e calibrar os modelos de cálculo e de avaliação.

Num segundo momento o estudo compreende a realização de uma campanha de levantamentos estruturais pormenorizados, inspeções e ensaios experimentais in situ, incluindo a recolha de amostras para análises em laboratório. Entre as várias ações, salienta-se a caracterização dinâmica através de medição das vibrações do edifício para fornecer informação sobre a sua estrutura. Estes dados serão utilizados na calibração dos modelos numéricos de cálculo para verificação da segurança sísmica estrutural.

A construção do modelo BIM integra a informação existente em iconografias, documentos escritos de várias épocas, peças desenhadas de topografia e de arquitetura, e será complementada com a realização de levantamentos rigorosos por Laser Scanning e por fotogrametria com drone, recorrendo a ferramentas digitais para a transformação em base de dados.

Para o desenvolvimento do projeto, no final de 2017 foram assinados dois protocolos de colaboração técnico-científica entre o Técnico e a Parques de Sintra – Monte da Lua, SA. (PSML), empresa de capitais exclusivamente públicos que gere o Palácio, com prazo estimado global de 24 meses. O projeto é coordenado pelo IST e promovido pela PSML.

Em representação do Técnico, a Professora Rita Bento, do DECivil, sublinha que “estes trabalhos constituem também uma oportunidade para a obtenção de informação e produção de conhecimento sobre as características de segurança sísmica deste tipo de construções, no âmbito da atividade de investigação científica, fornecendo informação útil para aplicação noutras situações de conservação e reabilitação de imóveis históricos”. Para o Eng. Daniel Vaz Silva, da PSML, “a colaboração e complementaridade de esforços entre as partes agora envolvidas constitui uma mais-valia e evidente benefício, não apenas para estas, mas para a sociedade, uma vez que a aplicação do conhecimento no presente desenvolverá o conhecimento a aplicar no futuro, a outros bens imóveis classificados como património cultural”.