Ciência e Tecnologia

Técnico é palco de mais uma edição de sucesso das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas

Além das palestras, os alunos do secundário são envolvidos numa análise de dados reais, recolhidos na experiência ATLAS em LHC no CERN.

Catorze edições depois, o sucesso das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas continua a crescer. O Técnico alia-se mais uma vez à iniciativa, organizada pelo Laboratório de Instrumentação  e Física Experimental de Partículas,  e nos dois sábados em que acolheu a iniciativa, 24 de fevereiro e 17 de março de 2018, recebeu cerca de 500 participantes. A atividade repercute-se em outras instituições nacionais e internacionais, e no total estima-se que tenha envolvido cerca de 13000 alunos.

Inicialmente e tendo como objetivo integrar os alunos, o programa contemplou várias palestras que introduziram a Física de Partículas e a Física Moderna, fornecendo-se alguns detalhes que permitiram aos envolvidos tirar o máximo partido das experiências que lhes estavam reservadas.

Durante a tarde foi tempo de colocar a mão na massa, e os alunos são envolvidos numa análise de dados reais recolhidos na experiência ATLAS em LHC no CERN. A sessão termina com uma videoconferência com moderadores no CERN e com os estudantes que estão nos outros institutos nestes dias. “Penso que um ponto alto da atividade e que os mantém mais empenhados é o da análise dos dados reais em que têm que aplicar os seus critérios e fazer a sua análise dos dados, para obter resultados que depois discutem na videoconferência”, salienta o professor Pedro Abreu, um dos responsáveis pelo evento. Segue-se uma sessão de perguntas e respostas que se houvesse tempo se estenderia por várias horas, dado o entusiasmo e a curiosidade que se apodera dos alunos.