Ciência e Tecnologia

Técnico é palco de reunião da maior associação de dosimetria da Europa

Centenas de investigadores da área compareceram ao encontro que se realizou pela primeira vez em Lisboa.

O Técnico foi durante esta semana, de 5 a 8 de fevereiro, palco da reunião anual da EURADOS, a maior associação de dosimetria da Europa. São vários os membros e colaboradores do Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico que cooperam com esta associação quer através de projetos coletivos, quer através de colaborações bilaterais, factos estes que explicam a seleção da escola como ponto de encontro. “Algumas reuniões específicas da EURADOS já tinham sido organizadas em Lisboa, mas nunca a reunião anual – mas era a continuação natural do trabalho que o C2TN e o Técnico têm desenvolvido com esta associação”, declara o professor Pedro Teles, um dos responsáveis pela organização.

O caráter multidisciplinar da EURADOS, congregando cientistas de áreas como a física, a química, a biologia, a ecologia, a medicina, tecnologias espaciais e de materiais, refletiu-se na própria organização do encontro sendo com base nesta divisão por áreas que se construíram os diferentes grupos de trabalho e se realizaram as atividades conjuntas, havendo claro momentos de partilha geral de conhecimento e debate de ideias.

O último dia da reunião foi dedicado à EURADOS Winter School,  direcionada para alunos e jovens investigadores que pretendam conhecer o que se faz de melhor no mundo inteiro em áreas específicas da dosimetria. “Este ano a escola debruçou-se sobre o estudo de fantômas, que são representações o mais fidedignas possível do corpo humano que permitem estudar o efeito das radiações sem prejuízo de efeitos práticos para alguém”, explica o organizador do encontro. Especialistas europeus, norte-americanos e coreanos marcaram presença, abordando vários temas, desde a dosimetria no espaço à dosimetria médica e a radioecologia.  “O Técnico conseguiu que a EURADOS fornecesse algumas vagas sem custos para alunos e jovens investigador”, elucida o professor Pedro Teles.

O evento costuma registar sempre um índice de participação muito bom, cativando 300 participantes dos vários cantos da Europa, porém, este ano as expectativas excederam-se e o número foi superado. “A EURADOS é das poucas reuniões anuais que consegue reunir sempre cada vez mais participantes desde que foi criada em 2002”, salienta o professor Pedro Teles.

Relembrando que “a ciência hoje em dia não pode ser feita isoladamente por cada país”, o professor Pedro Teles destaca que “através de esforços combinados de cada um dos membros [da Eurados], foi possível criar uma rede de colaborações na área da dosimetria como nunca antes existiu”.  Por tudo isto, é fácil explicar o prestígio do Técnico em receber esta reunião: “não só traz visibilidade mundial, como permite que os investigadores portugueses interajam com os maiores especialistas desta área”, colmata o docente.