Ciência e Tecnologia

Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

Os resultados do projeto BIOCO2 poderão ser relevantes para empresas com preocupações e/ou interesses na área da emissão de CO2, biomassa, energia renovável, biocarbono, adsorventes e de combustíveis alternativos.

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU [Carbon Capture and StorageCarbon Capture and Utilization] para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é propor soluções sustentáveis que possam ser implementadas num futuro próximo, que visa reduzir as emissões de CO2 e atingir as metas impostas pela Comissão Europeia (-21% em 2020 e -40% em 2030 em relação aos níveis de 1990). Para o efeito, será demonstrada uma redução da pegada de carbono obtida pelo uso de CO2 e de biomassa, para produzir produtos utilitários à base de carbono. O processo de produção desses produtos recorrerá idealmente a fontes de energia renováveis.

O projeto realizado ao abrigo do International Academic Partnership Program from the funds da National Agency for Academic Exchange (NAWA) conta com o conhecimento de uma equipa do centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade do Técnico – CERIS que liderará uma das tarefas a desenvolver.

Um objetivo adicional do projeto é permitir a cooperação entre parceiros internacionais, especialistas nos seguintes campos de investigação: captura de CO2, conversão de biomassa e utilização de biocarbono e CO2 na produção de bens e produtos.

“Este projeto é uma excelente oportunidade para explorar a produção de betão com carbono incorporado e de cimento de baixo teor em carbono. O projeto irá também promover soluções inovadoras na área da captura de dióxido de carbono e sensibilizar a indústria para as mesmas. Os resultados da investigação serão difundidos junto das empresas”, salienta a professora Rita Nogueira, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e coordenadora da equipa CERIS que participa no projeto.

Estes resultados deverão interessar a empresas com preocupações e/ou interesses na área da emissão de CO2, biomassa, energia renovável, biocarbono, adsorventes, combustíveis alternativos, tais como éter dimetílico e betão.

Liderado pela Czestochowa University of Technology (CUT), o projeto tem como parceiros, além do CERIS/Técnico, o Consejo Superior de Investigaciones Científicas/ Instituto de Ciencia y Tecnología del Carbono (CSIC/INCAR), o Istituto di Tecnologie Avanzate per l’Energia (ITAE), e a Università Campus Bio-Medico (UCBM).

As atividades do BIOCO2 foram divididas em 6 tarefas, sendo cada uma destas liderada pelo parceiro especializado nessa área.  Ao CERIS caberá liderar a tarefa de “produção de betão”, cujo objetivo é aumentar a quantidade de CO2 absorvida pelo betão, sem prejuízo das suas condições de desempenho e aplicabilidade. A equipa de investigadores do Técnico estará também envolvida nas tarefas de “aquisição do substrato”, “análise do fluxo de CO2 e de energia” e “coordenação e disseminação do projeto”.