Ciência e Tecnologia

Técnico é uma das entidades por detrás do novo Hub de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural

O StoneCITI foi oficialmente lançada na passada sexta-feira numa cerimónia emotiva que teve como palco a própria fábrica Pardal Monteiro.

A antiga fábrica Pardal Monteiro irá nos próximos anos ser transformada no novo Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural- o StoneCITI. O Técnico é uma das entidades por detrás do inovador projeto a que se junta também a Câmara Municipal de Sintra, a ASSIMAGRA (Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins) e o Cluster Portugal Mineral Resources. A assinatura do acordo de cedência do imóvel entre a Câmara Municipal de Sintra e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (APEDRA), foi concretizada esta sexta-feira, 7 de fevereiro, numa cerimónia que marca o início de uma nova era na indústria da pedra.

O evento, que teve como cenário de fundo a própria fábrica Pardal Monteiro, contou com a presença do presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente executivo da ASSIMAGRA, Miguel Goulão, do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e do diretor da Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural e também vice-presidente do Técnico para as Instalações e Equipamentos, o professor Pedro Amaral.

Revelando a emoção que o invadia no momento, o professor Pedro Amaral  foi o primeiro a intervir, designando a cerimónia como um marco “que dá início à mudança” do setor, reiterando que o StoneCITI se assume “uma oportunidade de sustentar o nosso crescimento metendo todas as pessoas e todos os parceiros na mesma solução”. “Desenhámos o centro, vamos desenhar e usar a inteligência, vamos olhar para aquilo que é a tecnologia, vamos criar a inovação e vamos dá-la à indústria”, salientou o também vice-presidente do Técnico.

Também Miguel Goulão assinalou a importância deste dia e do nascimento deste projeto em Sintra. “Foi daqui, desta região, que muitos homens e mulheres trabalharam a pedra com o selo de saber fazer. E foi esse selo que permitiu ao setor ter presença nas principais obras concretizadas por este mundo fora”. “É daqui, hoje, que vai sair para Portugal a inteligência, a tecnologia e a inovação, e permitir ao setor acrescentar ainda mais ambição”, destacaria ainda.

Apelidando a ideia de visionária, o presidente do Técnico confessaria a sua honra por ver a escola ligada a este projeto. “O setor industrial da pedra é invariavelmente um ex-libris de Portugal. Contudo, até à presente data não é associado à tecnologia, ao progresso e ao desenvolvimento”, comentava o professor Rogério Colaço.  Sublinhando que “é preciso usar tecnologia para desenvolver o setor, de criar mais riqueza, mais eficiência, menor impacto ambiental”, o presidente do Técnico arriscava-se mesmo a apontar o projeto como “a primeira vez, que este setor tem uma oportunidade de fazer diferente, de crescer, de juntar tecnologia e ciência à valorização económica do sector que é importantíssimo para o país”. Relativamente ao facto de o Técnico se juntar ao StoneCITI, o professor Rogério Colaço frisou que este envolvimento faz parte da prossecução da  missão  da escola “de servir a sociedade”. “Estamos aqui a criar valor”, concluiu.

Para Basílio Horta, que fecharia o leque de intervenções, “esta é a concretização de um grande projeto para todo o Concelho de Sintra e para o país”. Sublinhado o carácter inovador do StoneCITI, o presidente da Câmara de Sintra vincaria que o protocolo assinado entre as partes, “marca, não só, a revitalização deste lugar, mas de todo o setor a nível local, nacional e internacional”.

Tendo como pilares a Pedra Natural, a Tecnologia e as pessoas- que trabalham e usufruem da Pedra Natural- , o StoneCITI tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra, a internacionalização do setor, e também a formação profissional. O centro será gerido pela Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (APEDRA).