Técnico recebe visita do Ministro da Ciência e Tecnologia de Israel

O governante israelita esteve durante algumas horas no Técnico, contactando com docentes, investigadores e projetos da instituição.

O Instituto Superior Técnico recebeu esta terça-feira, 23 de outubro, a visita do ministro da Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis. O presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, acompanhado por vários docentes que integram os órgãos de gestão receberam o governante israelita e a sua comitiva, no início desta tarde, e acompanharam-no ao longo da curta mas produtiva visita.

Depois de um almoço de confraternização, onde a Escola e as suas áreas de atuação dominaram as conversas, Ofir Akunis teve a oportunidade de conhecer o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e alguns dos projetos de investigação levados a cabo. Conduzido pelo presidente do centro de investigação, o professor José Santos-Victor, o Ministro da Ciência e Tecnologia de Israel ouviu com atenção as explicações que lhe iam sendo transmitidas acerca das caraterísticas e dos objetivos das investigações levadas a cabo. Como vem sendo habitual neste tipo de visitas, o iCub e o Vizzy cativaram as atenções da comitiva israelita. Se o primeiro desafiou Ofir Akunis a criar movimentos com uma bola vermelha, o segundo com os seus dotes para criar empatia não deixou o ministro indiferente e arrancou-lhe um afável aperto de mão. Outros projetos desenvolvidos pelos restantes grupos de investigação do ISR ganharam destaque nesta visita e foram despertando a curiosidade de Ofir Akunis.

Para terminar, o ministro israelita teve o privilégio de visitar o topo de Torre Norte, vislumbrando uma das melhores panorâmicas sobre a cidade de Lisboa.