Ciência e Tecnologia

Técnico tem dois investigadores entre os mais citados do mundo

Os professores José Bioucas Dias e Pedro Areias são os dois nomes da escola presentes na listagem da Clarivate Analytics.

Os professores José Bioucas-Dias e Pedro Areias, docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e do Departamento de Mecânica respetivamente, são os dois representantes do Técnico na lista “Highly Cited Researchers 2019”, elaborada pela empresa norte-americana Clarivate Analytics, e que distingue 6216 cientistas de cerca de 60 países. Ambos os docentes já tinham integrado edições anteriores do ranking, ainda que esta seja a primeira vez que o professor Pedro Areias o incorpora enquanto docente do Técnico.

Entre os 6216 cientistas mais citados ao nível mundial, em 21 áreas científicas, surge o nome do professor José Bioucas-Dias, na área das Geociências, e do professor Pedro Areias, na categoria Cross-Field, cujos artigos científicos foram citados, respetivamente, 13085 e 3834 vezes.

ranking abrange o período entre os anos 2008 e 2018 e incide apenas sobre os artigos altamente citados, que representam um por cento do que se publica no mundo por ano. Os países mais representados este ano são os Estados Unidos da América (44 por cento do total), a China (dez por cento) e o Reino Unido (oito por centro). Existem 23 Prémios Nobel incluídos e a Universidade de Harvard, nos EUA, é a instituição com mais cientistas representados, um total de 203.