ULisboa sobe no ranking de entre as mais de 2.000 universidades avaliadas

No top 1.1% do Center for World University Rankings (CWUR) de 2022/2023, a Universidade de Lisboa ocupa agora o 200º lugar a nível mundial.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) subiu no ranking da edição do Center for World University Rankings (CWUR) de 2022/2023 e ocupa agora a 79ª posição a nível Europeu e foi a 200ª classificada no top mundial. Foram 19.788 as instituições avaliadas, das quais foram escolhidas as melhores 2.000.

A nível nacional, a ULisboa ocupa a primeira posição e destaca-se das demais. Quanto à qualidade do corpo docente, subiu mais 2 posições e ocupa atualmente a 234ª posição. Na área de investigação é igualmente top nacional e ocupa a 168ª posição no ranking mundial.

O CWUR avalia aproximadamente 20 mil universidades em cada edição, considerando 4 indicadores: a qualidade do ensino (baseado no sucesso dos alumni), a empregabilidade de alumni (ex-alunos que ocupam cargos em posições de topo nas maiores empresas mundiais), a qualidade do corpo docente (relativamente às distinções académicas) e a qualidade da produção científica (publicações e citações, influência e trabalhos de investigação).

O CWUR avalia instituições de ensino já registadas em rankings internacionais, bem como instituições não registadas, permitindo uma oportunidade de reconhecimento mundial em diversas categorias.

Em termos comparativos, a ULisboa foi a melhor classificada, seguida da Universidade do Porto, que ocupa a 308ª posição a nível global, a Universidade de Coimbra, como 413ª classificada e a Universidade Nova de Lisboa, que ocupa o 518º lugar na classificação.

A nível global, lidera a tabela de 2022 a Universidade de Harvard na primeira posição, seguida do Massachusetts Institute of Technology e da Universidade de Stanford, que ocupa a terceira posição.