Ciência e Tecnologia

Uma das melhores teses na área Engenharia Eletrotécnica e Computadores pertence a alumnus do Técnico

Miguel Loff Barreto foi distinguido com o “Best Thesis Award” pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Apostou no Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, do Técnico, e a recompensa não tardou em chegar. Miguel Loff Barreto foi considerado um dos melhores autores das melhores teses de mestrado na área de Tecnologias de Informação. Na passada quinta-feira, dia 12 de maio, foi distinguido durante o 31.º Digital Business Congress da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) com o “Best Thesis Award.”

Miguel Loff Barreto não deixa de expressar os seus agradecimentos e reconhecer que “este prémio, entregue pela APDC com o patrocínio da Axians, teve obviamente um grande significado, por ser um reconhecimento e um momento de validação de todo o trabalho que tive para chegar até aqui. Foi um sentimento de conquista sobre todos os momentos de maior desafio e dificuldade e uma excelente ocasião para refletir sobre o meu percurso nestes últimos anos”, refere.

Foi na área das telecomunicações que ganhou interesse e ao tópico do 5G e da realidade virtual quis “juntar numa prova de conceito de uma solução de streaming deste tipo de conteúdos que garantidamente vai ser uma realidade num futuro próximo”, garante. Miguel Loff Barreto reconhece ainda os benefícios que recolheu por ter feito parte da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) por um período de quatro anos. “Foi graças a essa experiência que me desenvolvi profundamente tanto pessoalmente como profissionalmente, tendo-me ajudado a ganhar competências de comunicação, de trabalho em equipa e de liderança, que certamente contribuíram para este sucesso e que são essenciais para a formação transversal de qualquer engenheiro.”

Durante a sua passagem pela AEIST percebeu que queria “seguir a carreira de consultoria, juntando a tecnologia e a transformação digital à visão de negócio, algo que também influenciou a escolha do tema da tese” e foi em conjunto com os orientadores professor António Rodrigues, professora Paula Queluz e professor Ivo Sousa do Instituto de Telecomunicações (IT), que ganhou ainda mais motivação para a tese, que foi realizada no âmbito do projecto interno do Instituto de Telecomunicações, PROVEN – Optimizing 360º Video Streaming over Wireless Networks.

O agora mestre e ex-aluno do Técnico refere que “o desenvolvimento da tese foi um desafio de “folha branca”, em que foi necessário desconstruir todos os tópicos envolvidos aos seus elementos mais básicos e compreendê-los a fundo, para depois os voltar a construir de uma forma que fizesse sentido.” Para isso, contou com o apoio incondicional dos seus orientadores, que se disponibilizaram a reunir as vezes necessárias para que conseguisse concretizar o objetivo a que se tinha proposto. Depois de 4 ou 5 meses de investigação, Miguel Loff Barreto percebeu como todas as peças de um longo investimento da sua tese se encaixavam.

O objetivo do “Best Thesis Award” é distinguir as melhores dissertações de mestrado nas áreas das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Media. E a cada um dos vencedores foi atribuído um prémio em valor monetário de 1.500 euros.