XX.ª edição da Semana da Física recebe mais de 2000 jovens

Experiências com eletromagnetismo, termodinâmica, plasmas, fluidos, ondas e som, cores e luz ou mecânica, entre outras ocupam o átrio do Pavilhão Central até ao próximo sábado.

Decorre, até este sábado, a XX.ª edição da Semana da Física, um projeto desenvolvido pelo NFIST – Núcleo de Física do Técnico e que tem como objetivo promover a educação científica em Portugal, organizando atividades e demonstrações científicas acessíveis a “jovens” dos 3 aos 80 anos, este ano subordinadas ao tema “Galileu”.

Durante toda a semana, serão cerca de 2200 os participantes a passar pelo átrio do Pavilhão Central do Técnico, onde experiências sobre eletromagnetismo, termodinâmica, plasmas, fluidos, ondas e som, cores e luz ou mecânica, entre outras, os esperam. Para Pedro, aluno do 1.º ano de Engenharia Física Tecnológica e monitor na Semana da Física, esta é uma “experiência muito enriquecedora”.

“Falar com alunos quase da minha idade, e conseguir explicar-lhes coisas que há um ano não percebia, depois de apenas um semestre no Técnico, é fantástico”, refere, acrescentando que teve “imensa pena” de não saber da iniciativa quando ainda estava no Ensino Secundário. “Mas este ano já passaram por aqui turmas da minha escola, o que só prova que a Semana da Física está a ser cada vez mais conhecida e tem um impacto relevante.”

As experiências, e explicações científicas, são adaptadas aos grupos presentes. Para o aluno, que é membro do NFIST, uma das grandes surpresas foi receber um grupo de alunos do infantário, com quatro anos, e ouvir perguntas “ainda mais interessantes” do que dos grupos mais velhos. “Gosto mesmo muito da interação, e apesar de ter tido algum medo por vir para aqui logo no 1.º ano em que estou no Técnico, não me arrependo nada.”

À semelhança de anos anteriores, há professores repetentes nas presenças na Semana da Física. Os grupos, esses, são sempre diferentes, e o sucesso da iniciativa continua a crescer.