O Instituto Superior Técnico (Técnico) instituiu em 2016 o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover a relevância a igualdade de género no Técnico, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Maria de Lourdes Pintasilgo foi uma Engenheira e distinta aluna do Técnico, que teve um impacto relevante na sociedade e política portuguesa em diferentes fases da sua vida, tendo, em particular, sido a primeira mulher que alcançou o cargo de Primeira-ministra de Portugal.

O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico:

• Uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais;
  • Uma recém-graduada do Técnico, com menos de 27 anos contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no Técnico.

2023 – 7.ª Edição

A Cerimónia de Entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo (7.ª Edição) realiza-se a 24 de janeiro, às 18h, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico.
O Prémio conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Lista de premiadas nas edições anteriores

Na categoria de Alumna com mais de 15 de anos de carreira (Role Model):

Na categoria de Recém-graduada (Young Alumna):