O Instituto Superior Técnico (Técnico) instituiu em 2016 o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover a relevância a igualdade de género no Técnico, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Maria de Lourdes Pintassilgo foi uma Engenheira e distinta aluna do Técnico, que teve um impacto relevante na sociedade e política portuguesa em diferentes fases da sua vida, tendo, em particular, sido a primeira mulher que alcançou o cargo de Primeira-ministra de Portugal.

O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico:

• Uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais;
  • Uma recém-graduada do Técnico, com menos de 27 anos contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no Técnico.

Premiadas da Edição de 2018 do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

Na categoria de Alumna com mais de 15 de anos de carreira

Prémio atribuído à Engenheira Manuela Veloso “pelo valor das suas contribuições científicas, forte projeção internacional e a forte ligação que tem mantido a Portugal e ao Instituto Superior Técnico, desde a sua graduação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST, como professora da Universidade de Carnegie Mellon e na sua atual posição de Diretora do Departamento de Investigação em Inteligência Artificial do J. P. Morgan”.

Na categoria de Recém Graduada

Prémio Atribuído a Mariana Araújo “em reconhecimento do seu percurso académico exemplar, do envolvimento em atividades científicas inseridas na comunidade do IST e da sua notável progressão académica, que culminou na sua dissertação de mestrado em Física Tecnológica intitulada “Phenomenology of a single right- handed neutrino seesaw model”, com uma classificação final de dezanove valores”.

Júri da Edição 2018:

Arlindo Limede de Oliveira
Luís Oliveira e Silva
Raquel Aires de Barros
Isabel Aníbal Vaz
Maria da Graça Carvalho
Helena Maria Geirinhas Ramos
Ana Maria de Almeida e Paiva
Isabel Sá Correia
João Ramôa Ribeiro Correia
José Nuno Canôngia Lopes
Ana Paula Barbosa Póvoa.