O Instituto Superior Técnico (Técnico) instituiu em 2016 o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover a relevância a igualdade de género no Técnico, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Maria de Lourdes Pintassilgo foi uma Engenheira e distinta aluna do Técnico, que teve um impacto relevante na sociedade e política portuguesa em diferentes fases da sua vida, tendo, em particular, sido a primeira mulher que alcançou o cargo de Primeira-ministra de Portugal.

O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico:

  • Uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais;
  • Uma recém-graduada do Técnico, com menos de 27 anos contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no Técnico.

Premiadas da Edição de 2018 do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

Na categoria de Alumna com mais de 15 de anos de carreira

Prémio atribuído à Engenheira Manuela Veloso “pelo valor das suas contribuições científicas, forte projeção internacional e a forte ligação que tem mantido a Portugal e ao Instituto Superior Técnico, desde a sua graduação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST, como professora da Universidade de Carnegie Mellon e na sua atual posição de Diretora do Departamento de Investigação em Inteligência Artificial do J. P. Morgan”.

Na categoria de Recém Graduada

Prémio Atribuído a Mariana Araújo “em reconhecimento do seu percurso académico exemplar, do envolvimento em atividades científicas inseridas na comunidade do IST e da sua notável progressão académica, que culminou na sua dissertação de mestrado em Física Tecnológica intitulada “Phenomenology of a single right- handed neutrino seesaw model”, com uma classificação final de dezanove valores”.

Júri da Edição 2018:

Arlindo Limede de Oliveira
Luís Oliveira e Silva
Raquel Aires de Barros
Isabel Aníbal Vaz
Maria da Graça Carvalho
Helena Maria Geirinhas Ramos
Ana Maria de Almeida e Paiva
Isabel Sá Correia
João Ramôa Ribeiro Correia
José Nuno Canôngia Lopes
Ana Paula Barbosa Póvoa.

Lista de premiadas nas edições anteriores

Na categoria de Alumna com mais de 15 de anos de carreira:

Na categoria de Recém-graduada: