O Instituto Superior Técnico (Técnico) instituiu em 2016 o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover a relevância a igualdade de género no Técnico, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Maria de Lourdes Pintassilgo foi uma Engenheira e distinta aluna do Técnico, que teve um impacto relevante na sociedade e política portuguesa em diferentes fases da sua vida, tendo, em particular, sido a primeira mulher que alcançou o cargo de Primeira-ministra de Portugal.

O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico:

  • Uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais;
  • Uma recém-graduada do Técnico, com menos de 27 anos contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no Técnico.

Edição de 2018

Prazos relevantes:

  • Para a proposta de nomeações na categoria de antiga aluna com mais de 15 de anos de carreira (Role Model):
    • De 17 de dezembro de 2018 até às 12:00 de dia 7 de janeiro de 2019 (segunda-feira);
  • Para a apresentação de candidaturas na categoria de  recém graduada (Young Alumna):
    • De 17 de dezembro de 2018 até às 12:00 de dia 14 de janeiro de 2019 (segunda-feira).

As propostas de nomeação e candidaturas referidas anteriormente devem ser enviadas, juntamente com toda a informação relevante, para premiomlp@tecnico.ulisboa.pt. No caso da documentação a enviar ser superior a 10MB ou aos limites suportados pelos sistemas de mail, sugere-se a criação de um arquivo (zip ou equivalente) num website ou repositório privado (Dropbox, Google Drive, ou equivalente) e o envio por mail apenas de uma hiperligação (link) para o arquivo, acessível para leitura.

Regulamento da edição de 2018

Júri da Edição 2018:

Arlindo Limede de Oliveira
Luís Oliveira e Silva
Raquel Aires de Barros
Isabel Aníbal Vaz
Maria da Graça Carvalho
Helena Maria Geirinhas Ramos
Ana Maria de Almeida e Paiva
Isabel Sá Correia
João Ramôa Ribeiro Correia
José Nuno Canôngia Lopes
Ana Paula Barbosa Póvoa.

Lista de premiadas nas edições anteriores

Na categoria de Alumna com mais de 15 de anos de carreira:

Na categoria de Recém-graduada: