O Instituto Superior Técnico (Técnico) instituiu em 2016 o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover a relevância a igualdade de género no Técnico, e reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia. Maria de Lourdes Pintassilgo foi uma Engenheira e distinta aluna do Técnico, que teve um impacto relevante na sociedade e política portuguesa em diferentes fases da sua vida, tendo, em particular, sido a primeira mulher que alcançou o cargo de Primeira-ministra de Portugal.

O Prémio destina-se a galardoar anualmente duas mulheres, formadas pelo Técnico:

• Uma antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos, contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais;
  • Uma recém-graduada do Técnico, com menos de 27 anos contabilizados no dia 31 de dezembro do ano anterior àquele em que o prémio é atribuído, e que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico no Técnico.

Edição de 2018

Prazos relevantes:

• Para a proposta de nomeações na categoria de antiga aluna com mais de 15 de anos de carreira (Role Model):
    • De 17 de dezembro de 2018 até às 12:00 de dia 7 de janeiro de 2019 (segunda-feira);
  • Para a apresentação de candidaturas na categoria de  recém graduada (Young Alumna):
    • De 17 de dezembro de 2018 até às 12:00 de dia 14 de janeiro de 2019 (segunda-feira).

As propostas de nomeação e candidaturas referidas anteriormente devem ser enviadas, juntamente com toda a informação relevante, para premiomlp@tecnico.ulisboa.pt. No caso da documentação a enviar ser superior a 10MB ou aos limites suportados pelos sistemas de mail, sugere-se a criação de um arquivo (zip ou equivalente) num website ou repositório privado (Dropbox, Google Drive, ou equivalente) e o envio por mail apenas de uma hiperligação (link) para o arquivo, acessível para leitura.

Regulamento da edição de 2018

Júri da Edição 2018:

Arlindo Limede de Oliveira
Luís Oliveira e Silva
Raquel Aires de Barros
Isabel Aníbal Vaz
Maria da Graça Carvalho
Helena Maria Geirinhas Ramos
Ana Maria de Almeida e Paiva
Isabel Sá Correia
João Ramôa Ribeiro Correia
José Nuno Canôngia Lopes