
Aulas por Videoconferência
Realização de Aulas por videoconferência
Última atualização: 22 de outubro de 2020
Para além de canais de vídeo e áudio bidirecionais para todos os participantes, o Colibri/Zoom inclui um sistema de “chat” para troca de mensagens e a possibilidade de partilha de desktop, permitindo assim a transmissão simultânea de slides ou PDFs.
Os docentes podem organizar sessões/aulas com até 300 participantes e sem limite de tempo. Os alunos poderão também organizar sessões de vídeo conferência, mas o tempo e cada sessão encontra-se limitado a 40 minutos.
Assistir a uma aula por VC
- Para assistir uma aula ou sessão por VC, deverá receber do docente responsável (por mail ou publicada na página do Fénix) um link com o início de uma sessão. No caso geral, bastará carregar no link e seguir as instruções.
- Nesta altura, deverá surgir um pedido de autorização para abrir a págin zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo da primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom;
- Surge seguidamente a opção de fazer um teste do sistema de áudio. Sugere-se fortemente a realização preliminar deste teste em todas as sessões. Não demora mais do que 10 segundos e permite confirmar que o microfone e o áudio estão a funcionar corretamente;
- Após estes passos, ser-lhe-á apresentado o ecrã principal do Zoom, já com a sessão / aula ativa. Relativamente a este ecrã, a maioria das opções são intuitivas. Na barra inferior deverá garantir que tem o microfone desligado. O aúdio só deverá ser ligado se houver uma indicação do moderador / docente para este efeito.
- 5. Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Preparação da aula / sessão
A organização e agendamento de cada aula deve ser feita pelo docente responsável. Para este efeito, deverão ser seguidos os seguintes passos:
- Aceder ahttps://videoconf-colibri.zoom.us/ e selecionar a opção “Agendar” que se encontra no lado direito da página.
- Será nesta altura redirecionado para um écran Autenticação Federada, onde deverá selecionar a Universidade de Lisboa;
- Será seguidamente redirecionado para um écran da Universidade de Lisboa, onde deverá selecionar IST;
- Neste ponto, será redirecionado para o écran habitual de autenticação do IST/Fénix, onde se deverá autenticar com as suas credenciais;
- Seguidamente ser-lhe-á pedida autorização para transmitir os dados de identidade exibidos para a FCCN;
- Deverá nesta altura ter acesso ao seu perfil pessoal, onde poderá (opcionalmente) completar/editar parte dos seus dados;
- Selecione seguidamente no menu à esquerda Meeting e seguidamente Schedule a New Meeting. Especifique no tópico o nome da disciplina.
- Deverá seguidamente especificar o dia, hora e duração da aula (note que data está no formato mm/dd/yyyy). Para aulas semanais, poderá selecionar Recurring meeting e especificar a periodicidade e duração.
- Seguidamente, deverão ser preenchidas as características técnicas da sessão. Neste processo, host é o docente organizador da sessão. Sem prejuízo de poder selecionar outras opções após estar familiarizado com o sistema, sugere-se a seguinte configuração incial:
- Seleccionar “Require meeting password“.
- Vídeo: Seleccionar “Video off” por omissão quer para o host quer para os participants. Isto permitirá evitar que cada aluno que entre inicie imediatamente a transmissão de imagem, e simultaneamente, controlar manualmente o instante de início de transmissão de imagem pelo docente;
- Áudio: seleccionar both;
- Meeting options:
- Seleccionar Enable join before host;
- Seleccionar Mute participants upon entry (importante, de forma a garantir que os microfones dos alunos estão desligados por omissão);
- Desseleccionar Enable waiting room;
- Desseleccionar Only authenticated users can join
- Desselecionar Record the meeting automatically
- Fazer Save;
- Neste momento, ser-lhe-á apresentado um ecrã com um sumário da sessão e um linha com um URL que deverá ser distribuído aos alunos. Poderá copiar apenas este URL ou usar a opção Copy invitation, que colocará no clipboard uma mensagem de convite mais completa sobre mecanismos de acesso à sessão / aula.
- Sugere-se que o URL ou o convite assim obtidos sejam distribuídos aos alunos via email (usando na página da disciplina do Fénix a opção gestão->alunos->enviar email aos alunos). De modo a minimizar a possibilidade a intrusões indesejadas, o URL não deve ser publicado como anúncio ou numa página pública. Caso se pretenda publicar o link no Fenix, sugere-se que seja criada uma secção no Fénix dedicada a aulas por video conferencia, com visibilidade restrita a alunos e docentes da disciplina, onde esse links podemos ser publicados.
- Ainda na página de marcação da aula /sessão, na tabulação “Settings”, fazer scroll até “Screen Sharing”, e seleccionar em “Who can share” a opção “Host only”, para evitar a partilha indesejada de écran (esta opção pode sempre ser mudada durante a aula/sessão, caso seja necessário, usando o menu (^) acessível à direita de “Share Screen”). Mais abaixo, em “Annotation”, desligar a opção “Allow participants to use annotation tools to add information to shared screens”.
- À hora da aula, deverá aceder ao sistema Colibri, autenticar-se e selecionar “My meetings”. À frente de cada sessão agendada está a opção Start, que deverá ativar;
- Nesta altura, deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página; zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo da primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom;
- Surge seguidamente a opção de fazer um teste do sistema de áudio. Sugere-se fortemente a realização preliminar deste teste em todas as sessões. Não demora mais do que 10 segundos e permite confirmar que o microfone e o áudio estão a funcionar corretamente;
- Após estes passos, ser-lhe-á apresentado o ecrã principal do Zoom, já com a sessão ativa. Relativamente a este ecrã, a maioria das opções são intuitivas. Poderá na barra inferior ligar ou desligar o vídeo ou o áudio, ou fazer a partilha do ecran para a apresentação de slides.
- Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials
Gravação e publicação das aulas/sessões
Ao agendar a sessão na plataforma Colibri/Zoom, é possível acionar uma opção para gravação das aulas/sessões no computador local ou, remotamente, na cloud da própria plataforma Colibri/Zoom (esta opção está disponível na última linha da página de agendamento). Durante a sessão o botão de gravação está também disponível na barra inferior, tendo um seletor à direita (^) que permite optar pela gravação local ou remota.
NOTA: por vezes, o número de sessões simultâneas do sistema Colibri a nível nacional ultrapassa o número máximo de licenças contratadas pela FCCN. Quando tal sucede, o sistema reverte para um modo de licenciamento gratuito, que durante o período de contingência COVID19 não tem limite de duração para Universidades, mas que não permite a gravação remota.
Para disponibilizar os vídeos aos alunos existem várias alternativas. Embora seja possível, depois da gravação, carregar os vídeos no Sistema Fénix, desaconselha-se fortemente esta opção, dado que não só sobrecarrega o sistema Fénix, que não foi otimizado para este tipo de utilização, como obriga os alunos a um processo moroso de download do ficheiro para visualização posterior.
Sugere-se, em alternativa, uma das três opções seguintes:
- Armazenamento do vídeo na plataforma educast da FCCN
A plataforma Educast (https://www.educast.fccn.pt/) é um serviço de gestão e distribuição de conteúdos de vídeo. A plataforma permite, para além do upload para o servidor central, a edição do vídeo e a sua posterior publicação, garantindo que os vídeos ficam disponíveis em 3 tipos de formatos: streaming, desktop e mobile. Os conteúdos produzidos ficam acessíveis ao público ou a toda a Universidade, consoante a opção. Existem também utilitários específicos para a gravação prévia (off-line) de aulas/sessões. Depois de fazer login na plataforma Educast, existem vários tutoriais com explicações detalhadas sobre a sua utilização (criação de um canal, definição de conteúdos, edição, etc).Para usar o serviço educast, selecionar a opção de gravação do vídeo no computador local (ou remotamente na cloud, e seguidamente fazer download). Poderá depois fazer o upload para a plataforma Educast, usando as instruções disponíveis em https://educast.fccn.pt/vod/clips/25b9xw725t/streaming.html?locale=pt.
Depois do vídeo publicado na plataforma educast, poderá obter um link pela opção de partilha/sharing, e publicar este link na página do Fénix. - Armazenamento e divulgação do vídeo na plataforma OneDrive da Microsoft
No agendamento da sessão, selecionar a opção de gravação do vídeo no computador local. Após este processo, poderá ser feito o upload do vídeo para o sistema de armazenamento OneDrive da Microsoft (http://onedrive.live.com), através da sua conta do Técnico, a qual tem espaço virtualmente ilimitado. Depois do vídeo estar no OneDrive, pode obter um link de acesso selecionando o ficheiro com o botão do lado direito do rato (deverá selecionar que todos os detentores do link podem ver). Este link poderá ser depois publicado na página da cadeira no Fénix.
Para usar a conta institucional do OneDrive, é necessário ter acesso ao sistema OneDrive e Office365 subscrito pelo IST. Mais informações sobre este processo em https://si.tecnico.ulisboa.pt/software/microsoft-office-365/. - Armazenamento e divulgação do vídeo na plataforma Google Drive.
No agendamento da sessão, selecionar a opção de gravação do vídeo no computador local. Após este processo, poderá ser feito o upload do vídeo para o sistema de armazenamento Google Drive (drive.google.com), através da sua conta do Técnico, a qual tem espaço virtualmente ilimitado. Depois do vídeo estar no Google Drive, pode obter um link de acesso selecionando o ficheiro com o botão do lado direito do rato (deverá selecionar que todos os detentores do link podem ver). Este link poderá ser depois publicado na página da cadeira no Fénix.Sublinha-se que, caso tenha uma conta gmail particular, é possível que ao selecionar drive.google.com obtenha acesso à sua conta pessoal, a qual tem espaço de armazenamento muito limitado. Ao aceder pela conta do Técnico, verá o logotipo do Técnico no canto superior direito. Caso tenha ambas as contas ativas, poderá alternar entre as duas contas usando o ícone com a sua inicial no canto superior direito. Para ativar a conta institucional do Google Drive, é necessário ativar a conta G-suite institucional do Técnico. Mais informações sobre a ativação do G-suite em https://si.tecnico.ulisboa.pt/servicos/servicos-externos/google-suite-for-education/
Conselhos técnicos
- Faça um teste prático antes da primeira aula. Envie um convite por mail para si próprio. Dado que o sistema funciona quer em portáteis, quer em smartphones ou tablets, poderá usar um destes dispositivos para monitorizar, por exemplo, a forma como está a ser partilhada e transmitida a sua imagem e/ou o écran;
- É fundamental avisar todos os participantes que deverão manter os seus microfones desligados, só os ativando para a realização pontual de perguntas. De outro modo, o som será afetado pelo número de microfones ligados ou pela existência de microfones defeituosos na audiência;
- Aconselha-se a que o vídeo dos alunos permaneça ligado para maior interactividade durante as aulas, excepto se houver condições que levem o docente a solicitar o contrário.
- Embora não seja indispensável, e o sistema possa com facilidade ser gerido apenas pelo docente, caso haja a possibilidade de haver um TA ou mesmo um aluno a dar apoio técnico para gerir a sessão e verificar eventuais intervenções e perguntas por chat, tal pode facilitar a componente de exposição por parte do docente. Para este efeito basta, depois do iníciar a sessão, selecionar a opção Manage Participants, onde é possível visualizar todos os participantes, selecionar o aluno ou TA e, seguidamente, more -> Make co-host.
Conselhos pedagógicos
Deverão ser tidas em especial atenção as notas do conselho pedagógico sobre ensino à distância, disponíveis em https://conselhopedagogico.tecnico.ulisboa.pt/ensino-remoto/
Sem prejuízo de outras opções, sugere-se a atenção aos seguintes pontos:
- Uma aula por videoconferência é normalmente, e por natureza, menos interativa que uma aula presencial e, por este motivo, mais difícil de acompanhar. Tente ser claro e ajustar o tempo de exposição;
- Caso precise de utilizar um quadro para escrita, prepare a posição da câmara do portátil de forma a enquadrar tanto quanto possível o quadro de forma legível. Tenha em atenção que, infelizmente, uma câmara de portátil de gama média poderá não ter a resolução suficiente para que o quadro seja facilmente visível pelos alunos. Verifique através de outro equipamento se o quadro está visível em termos de iluminação e eventuais reflexos.
- Recorde-se que, se estiver a usar um quadro, estará mais longe do microfone e por vezes de costas para a câmara e microfone. O volume do som ouvido pelos participantes, poderá, por este motivo, oscilar fortemente. Uma possibilidade para minimizar este problema é a utilização de um microfone/auscultador Bluetooth ligado ao portátil.
Outras ferramentas de ensino à distância
A FCCN disponibiliza ainda um conjunto complementar de ferramentas para ensino à distância. Mais informação em https://tecnico.ulisboa.pt/pt/outras-ferramentas-de-ensino-a-distancia/.
Salas Híbridas Simples
Nota importante: A instalação da totalidade das salas não está ainda concluída, pelo que a informação aqui disponível tem carácter provisório.
Foi instalado equipamento básico para apoio à realização de aulas híbridas em 80 salas do IST, distribuído pelos Campi da Alameda e do Taguspark.
O equipamento é constituído por:
- Uma câmara de vídeo, apontada preferencialmente para uma zona do quadro não coberta pelo projetor;
- Um microfone de tipo boundary, normalmente montado junto da câmara, com ângulo de captação de 180o, de forma a captar a voz do docente de forma tanto quanto possível uniforme em toda a zona do estrado/quadro.
- Um sistema de ligação à Ethernet por cabo, de forma a evitar eventuais deficiências de cobertura da rede Eduroam.
O equipamento (câmara e microfone) está em geral suspenso do teto através de um suporte adequado, com a câmara apontada para o quadro. Em casos pontuais, pode estar montado na mesa do docente.
Existem equipamentos instalados de dois tipos e marcas distintas, mas o funcionamento de ambos é idêntico:
- Sistema com câmara Logitech e microfone Movo;
- Sistema com câmara Conceptronics e microfone ATR.




Modo de utilização
Todo o equipamento (câmara, áudio e ligação Ethernet) está disponível ao docente através de uma única tomada USB tipo A, a qual está geralmente disponível próxima do cabo VGA ou HDMI do projetor. Após o início da sessão Zoom, bastará ao docente ligar a ficha USB ao seu computador (PC ou Mac). O sistema Zoom deverá reconhecer automaticamente a câmara e microfone externos, ficando estes selecionados como dispositivos preferenciais para captação de áudio e vídeo. De igual modo, o computador reconhece automaticamente a existência de uma ligação por cabo à Ethernet, passando automaticamente a usar esta ligação em vez da rede Eduroam.
As câmaras foram montadas para dar visibilidade e transmitir conteúdos escritos nos quadros, não cobrindo por isso a área de projeção. A transmissão de apresentações deve continuar a decorrer por partilha de Desktop.
Seleção da câmara ativa (sistema Zoom)
Em algumas situações, o docente poderá pretender selecionar a câmara interna do seu portátil em alternativa à câmara da sala. Em outros casos, o sistema Zoom pode não adotar automaticamente a câmara externa da sala e continuar a operar com a câmara interna do portátil.
Em qualquer momento, é possível escolher qual a câmara ativa através do ícone da câmara na barra inferior da janela Zoom, selecionando a câmara interna do portátil ou a câmara externa. A câmara externa surge como “Logitech Webcam C930E” ou “HD Web Camera”, consoante o sistema instalado na sala. O nome da câmara interna é variável e dependente do computador.

Nota:nas salas instaladas com o sistema Conceptronics/ATR, existe um botão de pressão(*) na caixa onde está ligado o cabo USB, o qual deverá estar pressionado (luz acesa) e que fornece energia à câmara. Caso a câmara não seja reconhecida automaticamente pelo computador, deverá desligar o cabo USB, desligar o botão de pulsação durante breves segundos e voltar a ligar para permitir o reset da câmara, e só depois ligar de novo o cabo USB.
(*) 28 out 2020: O botão de pressão para alimentação das câmaras Conceptronics não está ainda montado em todas as salas, prevendo-se a sua instalação nos próximos dias. Caso a câmara não seja reconhecida, uma alternativa é desligar o transformador que normalmente se encontra associado à caixa a que está ligado o cabo USB e voltar a ligar.
Seleção do microfone ativo (sistema Zoom)
Tal como sucede com a câmara, a ligação do cabo USB ao portátil deve automaticamente ativar o microfone externo. No entanto, tal pode não suceder em alguns casos.
Tal como no caso da câmara, a seleção do microfone ativo pode ser feita através do ícone do microfone disponível na barra inferior da janela Zoom, seccionando o microfone externo ou o microfone interno. O microfone externo surge identificado como “PDP audio device” ou “ATR4697-USB”, consoante o sistema usado na sala. O microfone interno surge como “Built-in Microphone” ou o nome do fabricante, dependente uma vez mais do portátil em causa.

Seleção de áudio de retorno (sistema Zoom)
O som de retorno, normalmente fornecido pelas colunas ou auscultadores do portátil, é importante para os alunos remotos poderem colocar dúvidas ou responder a questões do docente.
Quando o sistema seleciona o microfone externo, normalmente seleciona igualmente o mesmo dispositivo para a reprodução de áudio remoto (speaker). Embora os microfones externos possam também funcionar como alto-falantes externos para o computador, o áudio só fica disponível se houver uma coluna ligada por cabo ao microfone, o que não é o caso. Por este motivo, é normalmente necessário selecionar como alto-falante (speaker) ativo as colunas internas do portátil. Isto pode ser feito na secção “Speaker” do mesmo menu do sistema Zoom usado para selecionar o microfone. As colunas internas são identificadas como “Built-in Output” ou eventualmente pelo nome do fabricante do sistema de som do portátil, o qual é dependente do modelo.
Poderá em qualquer altura usar a opção “Test speaker and microphone” do mesmo menu para garantir que microfone e áudio funcionam como pretendido.

Dúvidas, sugestões e problemas
Dúvidas, sugestões e reporte de problemas deverão ser enviadas por mail para si@tecnico.ulisboa.pt. No caso de problemas na ligação ou operação, agradece-se que na mensagem enviada seja incluída a descrição detalhada do problema, a identificação da sala, o modelo do portátil e a versão do sistema operativo usado, bem como qualquer informação adicional considerada relevante.
Lista de salas híbridas simples
Nota (30 de outubro de 2020): As salas marcadas como “Entregue” referem-se a salas dadas como prontas pelo instalador. Dada a urgência na disponibilização do sistema e a ocupação das salas com as aulas em curso, os testes efectuados foram menos exaustivos do que desejaríamos.
Sala | Equipamento | Observações | Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.14 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
---|---|---|
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.15 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.16 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.17 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.23 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > -1 > E1 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > -1 > E4 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > 0 > EA1 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > 0 > EA2 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > 1 > EA3 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > 1 > EA4 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Norte > 4 > E8 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > -2 > QA02.1 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > -2 > QA02.2 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > -2 > QA02.3 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > -2 > QA02.4 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > 1 > QA1.1 | N/A | – |
Alameda > Torre Sul > 1 > QA1.2 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > 1 > QA1.3 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Torre Sul > 1 > QA1.4 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > A1 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > A2 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > A3 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > A4 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > A5 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 0-9 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 0-13 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-15 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-16 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-17 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-23 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-25 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Asix |
Taguspark > 0-73 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 0-75 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-11 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-24 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-17 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-19 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-27 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Taguspark > 1-22 | Logitech/Movo | Entregue – Hub Realtek |
Alameda > Pavilhão de Civil > > V0.02 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > -1 > VA1 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > -1 > VA2 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > -1 > VA3 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > -1 > VA5 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > -1 > VA6 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V0.06 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V0.07 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V0.08 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V0.09 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.05 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.10 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.11 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.12 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Civil > 1 > V1.26 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática I > 0 > FA1 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática I > 0 > FA2 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática I > 1 > F3 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática I > 1 > F4 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática III > 0 > F8 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Informática III > 0 > FA3 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Matemática > > P12 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Matemática > > P8 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Matemática > > P9 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Matemática > -1 > PA1 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Matemática > -1 > PA2 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Mecânica I > 2.2 > EA5 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Mecânica II > 1 > AM | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Mecânica II > 1 > MOM | Conceptronics/ATR | — |
Alameda > Pavilhão de Minas > 2.2 > I3 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Minas > 3.3 > I5 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Minas > 3.3 > I6 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Minas > 4.4 > I9 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Química > 1.0 > QA | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Pavilhão de Minas > 4.4 > I8 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Torre Sul > 4 > Q4.1 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Torre Sul > 4 > Q4.2 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Torre Sul > 4 > Q4.6 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Torre Sul > 4 > Q4.7 | Conceptronics/ATR | Entregue |
Alameda > Torre Sul > 5 > Q5.1 | Conceptronics/ATR | Entregue |
FAQs
- Como sei quem são os participantes durante a minha sessão?Indique aos alunos que se deverão identificar claramente à entrada da aula/sessão, indicando o primeiro e último nome e o número de aluno.
- Como sei quantos e quais participantes estiveram presentes na minha sessão/aula de vídeo conferência?Após o final da sessão, o número e nome dos participantes ficam disponíves na secção “Reports” do menu, do lado esquerdo da página de conta do Zoom.
- Ao entrar na plataforma através do Colibri foi-me pedido para confirmar o e-mail e, seguidamente, para indicar se aceitava transferir a conta Zoom. Devo aceitar?Sim. Em resultado de uma atualização à base de dados de identidades do sistema Colibri realizada no dia 13/3/2020, todas as contas já existentes anteriormente e que realizaram um login posterior a esta data devem passar por este processo, o qual ocorre apenas uma vez.
Dúvidas
Dúvidas de natureza exclusivamente técnica deverão ser enviadas para os serviços de informática, através do endereço si@tecnico.ulisboa.pt.
Questões relacionadas questões pedagógicas e sobre o modo de funcionamento das aulas deverão ser submetidas ao Conselho Pedagógico, através do endereço cp@tecnico.ulisboa.pt.
Contribua para melhorar esta página
Considera que alguma das indicações anteriores está incorreta ou que pode ser melhorada? Tem alguma sugestão pedagógica que contribua para melhorar o funcionamento das aulas? Tem experiência passada em aulas remotas que possa ser aqui partilhada e ajudar outros docentes ou alunos? Envie o seu contributo para si@tecnico.ulisboa.pt.