Sobre o Campus Alameda

O campus universitário da Alameda foi construído sob a direção de Duarte Pacheco, tendo a obra sido concluída em 1937 por Porfírio Pardal Monteiro, que concebe o primeiro campus autónomo de todo o sistema universitário português.

Situado em Lisboa, numa zona central da cidade, o campus proporciona um acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade. O sistema de transportes públicos permite uma fácil mobilidade para todos os pontos da cidade.

O conjunto de infraestruturas do campus contribui para a qualidade do ensino. A diversidade de espaços facilitam o desenvolvimento de atividades extracurriculares, num verdadeiro ambiente universitário que estimula as capacidades de alunos, investigadores, docentes e funcionários.

A vivência no Técnico não se limita, assim, à componente letiva, promovendo também um conjunto de atividades complementares, tais como a realização de conferências, seminários e colóquios de caráter científico que incentivam uma cultura multidisciplinar.

Infraestruturas e Serviços

Alimentação

O campus fornece uma oferta variada ao nível de serviços de restauração e cafetaria que se concretiza na existência de diversos bares e restaurantes. Disponibiliza dois refeitórios: um para estudantes, e outro para toda a comunidade académica.

Bibliotecas

O campus disponibiliza um conjunto de bibliotecas especializadas, de livre acesso, fornecendo informação à comunidade académica no apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. Cada biblioteca tem como missão a preservação e o tratamento técnico do património bibliográfico e documental do Técnico.

Centro de Congressos

O Centro de Congressos do Técnico conta com um auditório com 300 lugares, devidamente equipado com a mais moderna tecnologia de som e imagem, para além de quatro salas com capacidade variável, de 20 até 80 pessoas.

Centro de Cópias

O Centro de Cópias do campus tem à sua disposição um moderno equipamento, oferecendo um vasto conjunto de serviços que permite uma capacidade de resposta muito eficaz a todos os seus utilizadores.

Complexo Desportivo

O conjunto de infraestruturas do campus facilita o desenvolvimento de atividades extracurriculares, disponibilizando, no âmbito das atividades desportivas, um campo de futsal, courts de padel, ténis e squash, e um moderno pavilhão gimnodesportivo.

Espaços de Estudo

O Pavilhão de Engenharia Civil disponibiliza um espaço de estudo, aberto 24 horas por dia, durante todo o ano. Podem encontrar-se, no entanto, outros locais similares, com horários mais limitados, em todos os edifícios do Técnico.

Estacionamento

O campus possui um parque de estacionamento interno e gratuito destinado a docentes, funcionários,  investigadores, e alunos, estes últimos, com acesso condicionado.

IST Press

Existe no campus a editora IST Press que pretende, através da publicação de livros científicos, promover o desenvolvimento do ensino da Engenharia e da investigação científica em Portugal e valorizar as competências, saberes e experiências existentes na Universidade portuguesa, em particular no Técnico.

Jardim de Infância

O Jardim de Infância tem um papel muito importante junto da comunidade Técnico. Com capacidade para cerca de 110 crianças, com idades compreendidas entre os quatro meses e os seis anos, conta com um grupo de funcionários especializados e dedicados, contribuindo para o bem-estar das crianças.

Jardins

O ambiente é um fator muito importante na vivência diária de todos aqueles que fazem parte do Técnico. É por essa razão que o campus dispõe de uma área ajardinada considerável, destacando-se os espaços envolventes dos jardins norte e sul, localizados ao lado do Pavilhão Central, bem como o espaço que se encontra em frente às respetivas Torres Norte e Sul.

Laboratório de Análises

Existe no campus o Laboratório de Análises do Técnico, cuja atividade nuclear reside na análise da qualidade das águas, estendendo-se também a outras matrizes sólidas. Tem também uma forte componente de investigação aplicada que lhe permite estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Laboratórios de Tecnologias de Informação

Os Laboratórios de Tecnologias de Informação são uma mais-valia no campus. Disponibilizam um amplo conjunto de recursos informáticos e outros serviços complementares, funcionando como uma forte base de apoio aos alunos na realização dos seus trabalhos académicos.

Lojas

No campus encontra-se a Loja do Técnico, na qual se podem adquirir os mais variados produtos de merchandising produzidos pela escola. No rés-do-chão do Pavilhão Central encontra-se também, desde 2015, a Loja FNAC mais pequena no mundo.

Museus

Os quatro museus existentes no campus distinguem-se pelo seu extenso e valioso espólio. Os Museus Alfredo Bensaude e Décio Thadeu localizam-se no Pavilhão de Minas. O Museu de Engenharia Civil situa-se no Pavilhão de Engenharia Civil. O Museu Faraday situação no Pavilhão de Eletricidade.

Serviços Bancários

Existe uma agência bancária no campus, nomeadamente, do Banco Santander Totta (Santander). Há diversas caixas multibanco em diferentes edifícios do campus.

Serviços de Saúde

Os Serviços de Saúde do Técnico assumem o compromisso de diagnosticar e tratar de forma célere e eficaz a quem ele recorre, oferecendo um conjunto vasto de especialidades médicas, respeitando a dignidade e o bem-estar do indivíduo.

Shuttle

Encontra-se disponível um serviço de transporte exclusivo para a comunidade escolar. A mobilidade entre os campi da Alameda e do Taguspark é efetuada por autocarros regulares ao serviço do Técnico, no período das 7:00 às 20:10 horas. O percurso prevê paragens intermédias nas estações de Sete Rios, Oeiras e Cacém.

Técnico Innovation Center

A reconversão da Gare do Arco do Cego constitui a entrada num novo paradigma educativo, centrado no papel ativo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, apostando na informalidade de usos, na interação social, na partilha de informação, na troca e na aquisição de conhecimentos.

Mapa e Localização