Sobre o Campus Alameda

O campus universitário da Alameda foi construído sob a direção de Duarte Pacheco, tendo a obra sido concluída em 1937 por Porfírio Pardal Monteiro, que concebe o primeiro campus autónomo de todo o sistema universitário português.

Situado em Lisboa, numa zona central da cidade, o campus proporciona um acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade. O sistema de transportes públicos permite uma fácil mobilidade para todos os pontos da cidade.

O conjunto de infraestruturas do campus contribui para a qualidade do ensino. A diversidade de espaços facilitam o desenvolvimento de atividades extracurriculares, num verdadeiro ambiente universitário que estimula as capacidades de alunos, investigadores, docentes e funcionários.

A vivência no Técnico não se limita, assim, à componente letiva, promovendo também um conjunto de atividades complementares, tais como a realização de conferências, seminários e colóquios de caráter científico que incentivam uma cultura multidisciplinar.

Infraestruturas e Serviços

Alimentação

O campus fornece uma oferta variada ao nível de serviços de restauração e cafetaria que se concretiza na existência de diversos bares e restaurantes. Disponibiliza três cantinas: uma para estudantes, outra para investigadores, docentes e funcionários, e uma última para toda a comunidade escolar.

Bibliotecas

O campus disponibiliza um conjunto de bibliotecas especializadas, de livre acesso, fornecendo informação à comunidade académica no apoio ao ensino, aprendizagem e investigação. Cada biblioteca tem como missão a preservação e o tratamento técnico do património bibliográfico e documental do Técnico.

Centro de Congressos

O Centro de Congressos do Técnico conta com um auditório com 300 lugares, devidamente equipado com a mais moderna tecnologia de som e imagem, para além de quatro salas com capacidade variável, de 20 até 80 pessoas.

Centro de Cópias

O Centro de Cópias do campus tem à sua disposição um moderno equipamento, oferecendo um vasto conjunto de serviços que permite uma capacidade de resposta muito eficaz a todos os seus utilizadores.

Complexo Desportivo

O conjunto de infraestruturas do campus facilita o desenvolvimento de atividades extracurriculares, disponibilizando, no âmbito das atividades desportivas, uma piscina coberta, um campo polidesportivo, um campo de ténis e um moderno pavilhão gimnodesportivo.

Espaços de Estudo

O Pavilhão de Civil disponibiliza um espaço de estudo, aberto 24 horas por dia, durante todo o ano. Podem encontrar-se, no entanto, outros locais similares, com horários mais limitados, em todos os edifícios do Técnico.

Estacionamento

O campus possui um parque de estacionamento interno e gratuito destinado a investigadores, docentes, funcionários e alunos, estes últimos, com acesso condicionado. Encontram-se também disponíveis 70 lugares para a comunidade escolar no parque de estacionamento do Arco do Cego.

IST Press

Existe no campus a editora IST Press que pretende, através da publicação de livros científicos, promover o desenvolvimento do ensino da Engenharia e da investigação científica em Portugal e valorizar as competências, saberes e experiências existentes na Universidade portuguesa, em particular no Técnico.

Jardim de Infância

O Jardim de Infância tem um papel muito importante junto da comunidade IST. Com capacidade para cerca de 110 crianças, com idades compreendidas entre os quatro meses e os seis anos, conta com um grupo de funcionários especializados e dedicados, contribuindo para o bem-estar das crianças.

Jardins

O ambiente é um fator muito importante na vivência diária de todos aqueles que fazem parte do Técnico. É por essa razão que o campus dispõe de uma área ajardinada considerável, destacando-se os espaços envolventes dos jardins norte e sul, localizados ao lado do Pavilhão Central, bem como o espaço que se encontra em frente às respetivas Torres Norte e Sul.

Laboratório de Análises

Existe no campus o Laboratório de Análises do Técnico, cuja atividade nuclear reside na análise da qualidade das águas, estendendo-se também a outras matrizes sólidas. Tem também uma forte componente de investigação aplicada que lhe permite estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Laboratórios de Tecnologias de Informação

Os Laboratórios de Tecnologias de Informação são uma mais-valia no campus. Disponibilizam um amplo conjunto de recursos informáticos e outros serviços complementares, funcionando como uma forte base de apoio aos alunos na realização dos seus trabalhos académicos.

Lojas

No campus encontra-se a Loja do Técnico, na qual se podem adquirir os mais variados produtos de merchandising produzidos pela escola. Mais recentemente, o Técnico abriu as suas portas à FNAC mais pequena no mundo, localizada no rés-do-chão do Pavilhão Central.

Museus

Os três museus existentes no campus distinguem-se pelo seu extenso e valioso espólio. Os museus Alfredo Bensaúde e Décio Thadeu localizam-se no Pavilhão de Minas. O Museu DECivil situa-se no Pavilhão de Civil.

Serviços Bancários

Existem três agências bancárias no campus, nomeadamente, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do Banco Santander Totta (BST) e do Banco Português de Investimento (BPI). Há diversas caixas multibanco nas próprias agências e noutros edifícios ao longo do campus.

Serviços de Saúde

Os Serviços de Saúde do Técnico assumem o compromisso de diagnosticar e tratar de forma célere e eficaz a quem ele recorre, oferecendo um conjunto vasto de especialidades médicas, respeitando a dignidade e o bem-estar do indivíduo.

Shuttle

Encontra-se disponível um serviço de transporte exclusivo para a comunidade escolar. O acesso ao campus do Taguspark é assegurado gratuitamente por autocarros regulares ao serviço do Técnico, proporcionando a mobilidade entre os dois campi. A ligação é assegurada com várias paragens intermédias.

Técnico Learning Center

A reconversão da Gare do Arco do Cego constitui a entrada num novo paradigma educativo, centrado no papel ativo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, apostando na informalidade de usos, na interação social, na partilha de informação, na troca e na aquisição de conhecimentos.

Mapa e Localização