Diversidade e Igualdade de Género no IST

O Técnico reconhece que Diversidade é origem de poder, sendo um fator crucial de sucesso na área da Ciência e Tecnologia. A qualidade e a excelência dependem hoje de uma política de inclusão, em que a seleção pela qualidade é independente de sexo, etnia ou religião.

A igualdade de género é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um debate atual e importante para a construção da sociedade em geral e com impacto significativo na comunidade do Técnico em particular, onde existe ainda uma polarização significativa de género na população estudantil.

Esta polarização, embora com motivos diversos, resulta em grande parte de uma visão cultural tradicional, mas que não reflete a realidade atual e a verdadeira abrangência da Engenharia.

Com este objetivo, o Técnico desenvolve hoje um conjunto de programas e iniciativas envolvendo toda a Escola, para promover a inclusão em geral, e a cultura da igualdade de género em particular. Estes programas têm duas dimensões fundamentais:

• Externamente, no desenvolvimento de ações que contribuam para a promoção de um recrutamento com maior equilíbrio de género junto dos candidatos ao Ensino Superior;
  • Internamente, no sentido de minimizar os entraves associados à promoção das mulheres nas carreiras docentes, de investigação ou administrativas.

Iniciativas

Igualdade de Género

• Técnico implementa medida inédita de pós-licença de parentalidade Os docentes poderão ficar dispensados de darem aulas no semestre imediatamente a seguir ao término da licença parental.
  • Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo O Técnico institui o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover o seu exemplo como Engenheira, alumna, e líder nacional com papel determinante e impacto na sociedade portuguesa.
  • Alumni Talks no Dia Internacional da Mulher Decorreu no dia 8 de março de 2017, uma edição especial das Alumni Talks – um evento organizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) que reúne ao pequeno-almoço um grupo de alunos do Técnico e vários alumni de sucesso – dedicada às Women in Engineering, para celebrar o Dia da Mulher.

Diversidade