Calendários Académicos

O Calendário Escolar define o início e fim das seguintes atividades do ano letivo: período de aulas, períodos de exames (época normal, época de recurso e época especial), férias e períodos de preparação de exames.

O Calendário de Prazos Académicos define os períodos de execução de diversos procedimentos de secretaria referentes ao ingresso no 1.º 2.º e 3.º ciclos (matrículas, inscrições, entre outros).

Calendários Académicos

Inscrições

Cada estudante deverá inscrever-se nas unidades curriculares do semestre, e ainda na turma/turnos de aulas (exceto estudantes que ingressaram no 1.º ano pela 1.ª vez pelo Concurso Nacional, cujo processo é automático). Posteriormente à inscrição, é disponibilizada uma declaração que comprova a inscrição (e a matrícula) do estudante no respetivo curso e ano letivo.

Ao longo do curso, existem vários momentos específicos que poderão necessitar de uma inscrição, como melhoria de nota, época especial de exames, ou um Minor.

Informações sobre Inscrições e Declarações

Propinas e Seguro Escolar

Sempre que existe uma inscrição em unidades curriculares é gerada a propina correspondente ao curso e ao regime de propina em que o estudante se encontra, bem como a taxa de secretaria e o seguro escolar. Existem modalidades diferentes de pagamento de propina.

Em caso de acidente relacionado com a atividade letiva, poderá ser acionado o seguro escolar.

Informações sobre Propinas, Seguro Escolar e Emolumentos

Avaliação e Prescrição

Durante o seu percurso académico, cada estudante passará por vários momentos e tipologias de avaliação de conhecimentos, de acordo com as orientações do Conselho Pedagógico e da Coordenação do Curso.

Caso o aproveitamento escolar não cumpra os requisitos mínimos definidos, o estudante encontra-se em situação de prescrição.

Informações sobre Avaliação de Conhecimentos e Prescrição

Conclusão de Curso

Após a conclusão do plano de estudos e todas as notas estiverem lançadas no currículo (Fénix), cada estudante pode requerer a atribuição do grau correspondente.

O reconhecimento do grau é feito através da emissão da Certidão de Registo de Grau, entre outros documentos.

Informações sobre Graus Académicos e Certidões

Estatutos Especiais

A Lei portuguesa prevê a atribuição de condições especiais a determinados estudantes que se encontrem em situações específicas durante o seu percurso académico, como é o caso dos trabalhadores-estudantes, dirigentes associativos, atletas de alto rendimento, entre outros.

Estatutos Especiais para Estudantes

Documentos Académicos

O Guia Académico compila a informação académica descrita neste conjunto de páginas, incluindo os regulamentos e formulários necessárias às várias etapas do percurso no Técnico.

Disponibilizam-se ainda outros documentos importantes referentes ao código de conduta e regulamentação disciplinar da Universidade de Lisboa.

Documentos Académicos