Shuttle

A mobilidade entre os campi da Alameda e do Taguspark é efetuada por autocarros regulares ao serviço do Técnico, no período das 7:00 às 20:10 horas. O percurso prevê paragens intermédias nas estações de Sete Rios, Oeiras e Cacém (conforme horários definidos e segundo o calendário escolar aprovado para o campus do Taguspark).

A utilização do Sistema de Reservas é obrigatória em todos os horários e percursos para a comunidade do IST. A gestão, acompanhamento e planeamento do shuttle ao serviço do Técnico é da responsabilidade da Área de Gestão Administrativa e Financeira do Taguspark.


Projeto “A Pedalar”

No âmbito da primeira Semana da Mobilidade do Técnico, que decorreu no período de 21 a 25 de setembro de 2015, a Escola destacou-se, uma vez mais, através de um projeto inovador intitulado “A Pedalar”, em que se pretenderam implementar formas mais sustentáveis de transporte nas rotinas diárias da comunidade escolar através da deslocação para o Técnico de bicicleta. Esta iniciativa, que contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, consistiu na cedência de diversas bicicletas e respetivo cadeado para uso gratuito da comunidade académica.

Face à adesão e sucesso do projeto, a escola adquiriu dez bicicletas “residentes” que se encontram disponíveis para usufruto da comunidade do Técnico, de acordo com um conjunto de normas de utilização que constam no regulamento elaborado para o efeito (a seguir discriminadas). A respetiva requisição deverá ser efetuada na receção do Pavilhão Central (campus Alameda), através da apresentação do cartão do Técnico.

Projeto temporariamente suspenso (por questões técnicas).

Plataforma de boleias (Carpooling)

A plataforma de Carpooling do Técnico possibilita a partilha de viagens ou deslocações de automóvel entre os campi (Alameda, Taguspark e CTN) por todos os que estudam e trabalham no Instituto Superior Técnico.

O Carpooling é a forma mais simples e eficaz de reduzir os custos das viagens para o Técnico, tem um impacto muito positivo no ambiente e na redução dos consumos energéticos associados à mobilidade da comunidade académica, contribuindo para a sustentabilidade dos campi, ajuda a descongestionar a cidade de Lisboa e evita problemas de estacionamento.

Com recurso ao Carpooling, todos os que estudam e trabalham no Técnico têm mais tempo para descontrair e conhecer melhor cada um dos outros parceiros de viagem, desenvolvendo e melhorando as relações humanas na academia através da convivência e da troca de experiências durante as deslocações compartilhadas.

A plataforma é disponibilizada online ou através da App “Técnico Lisboa Carpooling”, para Android e IOS. O acesso funciona com as credenciais CAS do sistema Fénix.

Plataforma temporariamente suspensa (em resposta à Covid-19). 

Com o apoio

Caixa Geral de Depósitos


Registo

O utilizador precisa fazer o login na plataforma, usando as suas credenciais de Técnico ID. O acesso à plataforma é concedido apenas aos portadores de um email do Técnico.

Reserva

Com base no Google Maps o utilizador-condutor especifica o percurso, os dias de viagem, eventuais pontos de itinerário e a hora do encontro para a boleia. Os utilizadores-passageiros verificam a disponibilidade e escolhem a sua viagem através da plataforma.

Classificação

É possível avaliar cada viagem. Esta opção visa melhorar o serviço e aumentar a confiança entre os passageiros.

Comunicações

Em cada viagem, o encontro entre condutor e os passageiros ocorre no horário e local escolhido. Em caso de alterações imprevistas, o condutor e os passageiros podem comunicar diretamente através da plataforma de carpooling.

Estacionamento

A Gestão do Parque de Estacionamento do campus Alameda é feita sob orientação direta do Conselho de Gestão e tem por objetivo a regulação do acesso de veículos automóveis ao campus de acordo com o Regulamento de Acesso ao Parque de Estacionamento do Técnico.


A quem se destina o parque?

O parque deve servir, em primeiro lugar, funcionários e agentes ou equiparados do Técnico. Como o número destes ultrapassa (largamente) o número de lugares disponíveis, o uso do parque por outras pessoas (com maior ou menor vínculo ao Técnico) deve estar sujeito a quotas em horário laboral, ou seja, entre as 8h00 e as 17h00 dos dias úteis.

Atribuição de cartões de acesso limitado:

Cartões de acesso limitado serão atribuídos, através de um pedido de solicitação dos respetivos cartões, a alunos, bolseiros do Técnico, investigadores dos centros de investigação do Técnico sem vínculo laboral com a escola, funcionários da APIST, da AEIST e das IPSFL sediadas no Técnico.

De que forma se procede à solicitação de um cartão?

Qualquer eventual utilizador que tenha acesso à área Login Técnico (Fénix) deverá efetuar aí o registo para solicitação de cartão de acesso ilimitado ou limitado.

Tratando-se de funcionários e agentes ou equiparados do Técnico poderão fazê-lo em qualquer altura.

Outros utilizadores só o poderão fazer (por questões logísticas) em determinadas alturas: em outubro para os que se candidatam a cartões ilimitados; de dois em dois meses, a partir de novembro, para os que pretendem cartões de acesso limitado.

Qual o custo de emissão de cartão?

Não há qualquer custo associado para funcionários e agentes ou equiparados do Técnico.
Para todos os outros utilizadores o custo é de cinco (5) euros pagos uma única vez (não se trata de uma anuidade).
Notar que, para qualquer utilizador, o custo de emissão de um novo cartão por extravio (ou por danos, não imputáveis a avaria do próprio cartão) é de dez (10) euros.

Tipos de acesso:

Existem, assim, dois tipos de acesso ao parque:

  • Sem restrição de utilização, de aqui em diante “acesso ilimitado”;
  • Com restrição a determinados horários, de aqui em diante “acesso limitado”.
  • Cartões de acesso ilimitado serão atribuídos, através de um pedido de solicitação, a qualquer funcionário e agente ou equiparado do Técnico.
  • Cartões de acesso ilimitado serão atribuídos, após candidatura e seleção e até quotas pré-definidas, a alunos, bolseiros do Técnico, investigadores dos centros de investigação da escola sem vínculo laboral com o Técnico, funcionários da APIST, da AEIST e das IPSFL sedeadas no Técnico.


Contactos

Gestão do Parque de Estacionamento: Helena Domingues
Telefone: (+351) 218 417 331/847 – Ext. 1331 / 1847
E-mail: estacionamento@tecnico.ulisboa.pt