Núcleo de Apoio ao Estudante

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) tem como missão promover a integração dos alunos no Técnico, apoiando todo o tipo de iniciativas que contribuam para um envolvimento efetivo da comunidade académica, bem como divulgar a Escola junto dos meios estudantis, em especial ao nível do ensino secundário.

As principais atividades do NAPE podem ser englobadas em duas áreas específicas de atuação:

Acolhimento, Integração e Acompanhamento, em particular dos novos alunos do 1º ano, alunos estrangeiros, entre outros alunos ingressados pela primeira vez no Técnico, através da implementação do Programa de Mentorado.

O NAPE tem uma participação ativa no processo de matrículas e inscrições dos novos alunos do 1º ano, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário aos seus primeiros passos no Técnico. Este atendimento personalizado é realizado pelos Guias e Mentores do NAPE, estudantes de diferentes cursos e de anos mais avançados.

Divulgação/Ingresso, através da organização de visitas de estudo ao Técnico e de deslocações a estabelecimentos de ensino secundário, orientadas para candidatos ao ensino superior, bem como da participação em feiras e mostras de Ciência e Tecnologia.

Todas as atividades podem ser consultadas na página do NAPE.

Programa de Tutorado

O Programa de Tutorado (PT) existe no Técnico desde o ano letivo 2003/04, tendo sido pioneiro em Portugal no desenvolvimento e implementação de atividades de tutoria adaptadas à realidade do Ensino Superior português.

No Técnico, o tutor é um docente que acompanha, de forma personalizada, um grupo de estudantes dos 1.º e 2.º anos dos cursos de licenciatura e mestrado integrado, procurando que esses estudantes possam desenvolver no máximo potencial o seu património intelectual, emocional e interpessoal, cumprindo os objetivos de excelência no ensino a que a escola se propõe.

Todos os estudantes do Técnico podem ter um tutor.
Mais informações »

Em 2011 foi lançado o livro “Programa de Monitorização e Tutorado: Oito Anos a Promover a Integração e o Sucesso Académico do IST”, que apresenta, descreve e quantifica o trabalho desenvolvido ao longo dos primeiros oito anos de existência do programa.

A qualidade do trabalho desenvolvido pelo Programa de Tutorado foi distinguida em 2013, pelo European Observatory On Good Practices In Strategic University Management, como uma boa prática no contexto universitário europeu.

Para mais informações, pode contactar-nos pelo e-mail:
tutorado@tecnico.ulisboa.pt

Programa de Mentorado

Sendo um projeto pioneiro do Instituto Superior Técnico, implementado pela primeira vez em 1996, o Programa de Mentorado proporciona aos alunos do mesmo curso uma maior aproximação entre si, não só dentro do mesmo ano, mas com anos mais avançados, contribuindo para uma melhor integração. Este projeto decorre anualmente, de forma a assegurar a adaptação ao ritmo e nível de trabalho exigidos no Técnico.

Funcionamento:

O Programa de Mentorado é implementado com o apoio de alunos de anos mais avançados (mentores) que, em regime de voluntariado, com as suas experiências e vivências académicas, acompanham novos alunos (mentorandos), com vista a facilitar a sua integração e adaptação. Os mentorandos poderão ser alunos do 1.º ano ou alunos de mobilidade internacional, sendo obrigatória a escolha de uma destas vertentes.

Acolhimento:

Durante a Semana de Acolhimento, os mentores devem estar presentes para receber os novos alunos. No campus Alameda, a atribuição de mentores é feita no dia de cada curso no momento da atribuição da senha para a inscrição. No campus Taguspark as inscrições são feitas durante uma semana e os mentores são atribuídos no primeiro dia, quando chegam as listagens com as colocações.

Acompanhamento:

Durante o ano letivo, é exigido um acompanhamento regular. Pontualmente, ao longo do ano decorrem pequenos inquéritos e três tipos de eventos: ações de formação (soft-skills, gratuito), teambuilding (eventos de cariz sociocultural, promoção de convívio e networking entre mentores) e sharing sessions (sessões de partilha entre mentores e análise de situações particulares).

Inscrições:

Para o campus da Alameda as inscrições para o Programa de Mentorado decorrem durante o mês de agosto. Para o campus do Taguspark os mentores são convidados a participar no programa. A inscrição só é válida se o mentor participar ativamente na Semana de Acolhimento. De notar que a inscrição ou a aceitação por parte dos mentores deve ser consciente, dado que a reformulação do programa o tornou mias exigente. Em contrapartida, haverá um maior investimento nos mentores.


O vídeo oficial do Programa de Mentorado 2015/2016 encontra-se no seguinte link.
Para mais informações, pode contactar-nos pelo e-mail nape@tecnico.ulisboa.pt.

Serviços de Ação Social da ULisboa

No respeito do quadro político definido pelo Governo, a Ação Social no Ensino Superior desenvolve-se no âmbito das respetivas instituições de ensino, estruturada através de um modelo de intervenção direcionado para atender aos desafios que o contexto socioeconómico coloca ao estudante.

Neste contexto, os SASULisboa são uma pessoa coletiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa e financeira, nos termos e âmbito definidos na lei e nos Estatutos da Universidade de Lisboa, vocacionados para assegurar a missão e as funções da ação social na Universidade de Lisboa.