Programa de Tutorado

O Programa de Tutorado existe no Técnico desde o ano letivo 2003/04, tendo sido pioneiro em Portugal no desenvolvimento e implementação de atividades de tutoria adaptadas à realidade do Ensino Superior português. No Técnico, o tutor é um docente que acompanha, de forma personalizada, um grupo de estudantes dos 1.º e 2.º anos dos cursos de licenciatura e mestrado integrado, procurando que esses estudantes possam desenvolver no máximo potencial o seu património intelectual, emocional e interpessoal, cumprindo os objetivos de excelência no ensino a que a escola se propõe.

Todos os estudantes do Técnico podem ter um tutor.
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Em 2011 foi lançado o livro “Programa de Monitorização e Tutorado: Oito Anos a Promover a Integração e o Sucesso Académico do IST”, que apresenta, descreve e quantifica o trabalho desenvolvido ao longo dos primeiros oito anos de existência do programa.

A qualidade do trabalho desenvolvido pelo Programa de Tutorado foi distinguida em 2013, pelo European Observatory On Good Practices In Strategic University Management, como uma boa prática no contexto universitário europeu.

Para mais informações, pode contactar-nos , através do Núcleo de Desenvolvimento Académico, pelo e-mail:
nda@tecnico.ulisboa.pt

Programa Mentorado

Sendo um projeto pioneiro do Instituto Superior Técnico, implementado pela primeira vez em 1996, o Programa Mentorado proporciona aos alunos do mesmo curso uma maior aproximação entre si, não só dentro do mesmo ano, mas com anos mais avançados, contribuindo para uma melhor integração. Este projeto decorre anualmente, de forma a assegurar a adaptação ao ritmo e nível de trabalho exigidos no Técnico.

 

Funcionamento

O Programa Mentorado é implementado com o apoio de alunos de anos mais avançados (mentores) que, em regime de voluntariado, com as suas experiências e vivências académicas, acompanham novos alunos (mentorandos), com vista a facilitar a sua integração e adaptação. Os mentorandos poderão ser alunos do 1.º ano ou alunos de mobilidade internacional, sendo obrigatória a escolha de uma destas vertentes.

Acolhimento

Durante a Semana de Acolhimento, os mentores devem estar presentes para receber os novos alunos. No campus Alameda, a atribuição de mentores é feita no dia de cada curso no momento da atribuição da senha para a inscrição. No campus Taguspark as inscrições são feitas durante uma semana e os mentores são atribuídos no primeiro dia, quando chegam as listagens com as colocações.

Acompanhamento

Durante o ano letivo, é exigido um acompanhamento regular. Pontualmente, ao longo do ano decorrem pequenos inquéritos e três tipos de eventos: ações de formação (soft-skills, gratuito), teambuilding (eventos de cariz sociocultural, promoção de convívio e networking entre mentores) e sharing sessions (sessões de partilha entre mentores e análise de situações particulares).

Inscrições

Para o campus da Alameda as inscrições para o Programa Mentorado decorrem durante o mês de agosto. Para o campus do Taguspark os mentores são convidados a participar no programa. A inscrição só é válida se o mentor participar ativamente na Semana de Acolhimento. De notar que a inscrição ou a aceitação por parte dos mentores deve ser consciente, dado que a reformulação do programa o tornou mias exigente. Em contrapartida, haverá um maior investimento nos mentores.


A página oficial do Programa Mentorado encontra-se no seguinte link.
Para mais informações, pode contactar-nos, através do Núcleo de Apoio ao Estudante, pelo e-mail nape@tecnico.ulisboa.pt.

Ação Social da ULisboa

No respeito do quadro político definido pelo Governo, a Ação Social no Ensino Superior desenvolve-se no âmbito das respetivas instituições de ensino, estruturada através de um modelo de intervenção direcionado para atender aos desafios que o contexto socioeconómico coloca ao estudante.

Neste contexto, os Serviços de Ação Social da ULisboa são uma pessoa coletiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa e financeira, nos termos e âmbito definidos na lei e nos Estatutos da Universidade de Lisboa, vocacionados para assegurar a missão e as funções da ação social na Universidade de Lisboa.

Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

O Técnico pretende garantir que é uma escola inclusiva, de todos e para todos. Vários dos nossos estudantes com necessidades específicas de aprendizagem ou de mobilidade, medicamente comprovadas, são apoiados para que tenham igualdade de oportunidades, direitos e acesso ao ensino e serviços.

Grupo de Trabalho para os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais procura apoiar estes estudantes, promovendo a:

  • Acessibilidade física e tecnológica;
  • Adaptação de práticas pedagógicas;
  • Acessibilidade da informação e da comunicação;
  • Empregabilidade;
  • Integração e o acolhimento;
  • Colaboração em projetos de investigação;
  • Regulamentação de medidas.