CENTRA

A CENTRA é uma unidade de pesquisa do Instituto Superior Técnico focada no estudo de buracos negros, ondas gravitacionais e outras teorias do universo. A equipa é liderada pelo físico, professor e investigador Vitor Cardoso, distinguido pela ERC com duas bolsas que totalizam dois milhões e meio de euros.

Projecto FST Novabase

O Projecto FST Novabase é uma equipa de estudantes de engenharia e tem como objetivo projetar, construir e competir com um carro do tipo fórmula. Este empreendimento insere-se no âmbito da competição Formula Student, a maior competição universitária de engenharia a nível mundial.

Polar Lodge

Polar Lodge é o nome do projeto pioneiro liderado pelo professor Manuel Correia Guedes, do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Técnico, que pretende desenvolver, com um custo mínimo, uma base móvel e sustentável para cientistas portugueses da Antártida.

PSEM

O PSEM, um projeto criado em 2008 por um grupo de alunos de Engenharia Aeroespacial e que hoje integra estudantes de vários cursos do Técnico e que tem como objetivo construir um protótipo de monolugar elétrico e energeticamente eficiente.

Balua

Balua é o nome de um projeto de alunos e investigadores do Técnico que estudam balões de grande altitude, com a finalidade de os transformarem numa plataforma reutilizável. Os balões podem ter aplicações na deteção e prevenção de incêndios, vigilância da costa marítima, estudos ambientais ou fotografia aérea profissional.

Solar Boat

Técnico Solar Boat

O projeto Técnico Solar Boat visa desenvolver uma embarcação tripulada, de competição, movida exclusivamente a energia solar. O objetivo consiste em participar em competições mundiais da especialidade, maioritariamente universitárias. Com este projeto o Técnico assume-se como a única faculdade em toda a Península Ibérica que conta com uma equipa de barcos movidos a energia solar.

MOnarCH

O foco do projeto MOnarCH é utilizar robots para interagir com crianças, funcionários e visitantes, participando de atividades de entretenimento educativo na enfermaria pediátrica no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPOL).