Sobre o Projecto

E se fosse possível sabermos se estamos com COVID-19 apenas através dos sons que produzimos a tossir ou ao falar? É esse o principal objetivo do projeto “Deteção de COVID-19 a partir da tosse e fala”, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto Superior Técnico, e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID).

Recorrendo a tecnologias de Inteligência Artificial (IA), o projeto procura desenvolver um sistema robusto que ajude a identificar quem está infetado com o vírus SARS-CoV-2 apenas com base no registo da nossa voz e tosse. O objetivo geral é ser mais uma pista que pode indiciar a doença e que poderá até ser combinada com outros biomarcadores.

Para este objetivo, é fundamental recolher um extenso conjunto de dados com exemplos representativos de tosse e fala de indivíduos infetados com COVID-19 e saudáveis. A participação da comunidade é, por isso, imprescindível e muito apreciada.
Vários artigos publicados sobre a matéria apontam a hipótese de que mesmo os pacientes que não apresentam quaisquer sintomas revelam alterações na voz, devido ao impacto do vírus nos pulmões e cordas vocais, apresentando ligeiras diferenças em relação a uma pessoa saudável. Apesar desta diferença ser impercetível ao ouvido humano, um modelo de IA poderá conseguir detetar essas alterações.

O projeto é coordenado por Isabel Trancoso, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), investigadora do INESC-ID.

Lisboa

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID)