Sobre o Projecto

O Game Dev Técnico, clube de estudantes do Instituto Superior Técnico, desenvolveu o jogo de computador COVIDA, que pretende sensibilizar a população para o cumprimento das boas práticas de combate ao vírus pandémico focando a dinâmica de jogo no distanciamento e consciência social.

No COVIDA, o jogador é colocado com outros num mundo onde tem que sobreviver 5 minutos, evitando contrair ou expor outros jogadores ao vírus.

O COVIDA já está disponível para jogar em www.gamedev.tecnico.ulisboa.pt/covida.

O jogo decorre num mundo virtual semelhante ao nosso: cada jogador controla uma pessoa que começa em casa, isolada, e que deve satisfazer um conjunto de necessidades básicas, nomeadamente a sua energia e bem-estar mental. Para se manter saudável e bem-alimentado, o jogador terá de gerir os respectivos indicadores tomando certas decisões que incorrem risco de contracção do vírus, como sair de casa para ir ao supermercado comprar bens essenciais ou socializar com outros jogadores. Esse risco, embora iminente, pode ser reduzido através de ações como levar bens essenciais a outros jogadores e evitar sobrelotar o hospital; ou aumentado caso o jogador não cumpra um certo distanciamento social dos outros jogadores quando sai de casa. Do mesmo modo, se o jogador se aproximar demasiado de outros jogadores, corre o risco de os contagiar. Perante este risco, o jogador pode deslocar-se ao hospital para realizar um teste, onde poderá recuperar se estiver infectado.

O objectivo para o jogador é não apenas o de assegurar a sua sobrevivência, mas também o da restante população. No COVIDA, o jogador depara-se com diversos dilemas semelhantes aos que têm marcado as populações afetados pela pandemia. O jogador deve atender às suas necessidades sociais, mas de forma a evitar contrair ou transmitir o vírus. Não podendo prescindir de bens essenciais numa ida ao supermercado, o açambarcamento resulta na exposição adicional de outros ao vírus, uma vez que os obriga a desdobrar a procura de certos bens de consumo. O jogador deve agir, se achar que contraiu o vírus, mas deve também racionar as suas idas ao centro de saúde para se testar, sob pena de não haver testes para os que realmente necessitam deles. Com efeito, optar por comportamentos pro-sociais aumenta as hipóteses de sobrevivência para todos.

Jogar agora!

Lisboa