Sobre o Projecto

Esta ferramenta identifica o risco diário de infeção pelo COVID-19 para Portugal Continental, assim como a incerteza associada ao risco. Portanto, estes mapas podem ser usados pelas autoridades de Saúde Pública para identificar áreas de risco locais e para orientar as atividades de vigilância e planeamento. O modelo foi desenvolvido por investigadores do (CERENA), Centro de Recursos Naturais e Ambiente do Instituto Superior Técnico, especialistas em Geoestatística e Ciências de Dados Espaciais, com o intuito de contribuir para a monitorização da evolução da infeção por COVID-19 em Portugal.O risco de infeção por COVID-19 é calculado a partir do número de novas infeções diárias por município, conforme disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Resulta daí um algoritmo de simulação estocástica da dispersão espacial das taxas de infeção observadas por município, que acomoda os padrões espaciais de infeção e também a incerteza associada.

A incerteza do risco, calculada com o conjunto simulado de realizações, está relacionada com a dimensão da população de cada município: as taxas de infeção de municípios com pequenas populações são mais incertas do que as taxas equivalentes para municípios com grandes populações.

Por fim, com o propósito de permitir a utilização livre da ferramenta, disponibilizam-se os mapas diários de risco e incerteza numa plataforma WebGIS.

Entidades

  • CERENA
  • Instituto Superior Técnico

Palavras-chave

  • Mapas de risco
  • Infeção por COVID-19