Sobre o Projecto

O Instituto Superior Técnico, o Algarve Biomedical Center (ABC) e a Hidrofer estão a produzir 100 mil kits por semana para recolha de amostras para testes à COVID-19. Um consórcio que conta também com o apoio da Logoplaste, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Banco Santander.

Cada kit é composto por duas zaragatoas e um tubo com meio líquido de transporte viral. A partir de um modelo concebido pelo centro académico clínico da Universidade do Algarve, a Hidrofer, grupo empresarial de Vila Nova de Famalicão especializado em artigos de higiene individual dirigiu a sua produção para as zaragatoas de Dacron, a matéria-prima mais adequada para detetar a Covid-19, cabendo ao Técnico realizar a sua esterilização, e ao ABC produzir e disponibilizar o líquido de transporte necessário para colocar a zaragatoa após a colheita.

“Tendo sido identificada a falta de material e reagentes como limitante para a capacidade de fazer mais testes ao coronavírus, decidimos juntar os parceiros que nos podiam ajudar a produzir em massa esse tipo de material”, explica o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço. De acordo com o presidente do Técnico “conseguimos garantir, de momento, a produção de 100.000 destes kits por semana, estando já 30 mil prontos a serem enviados para as autoridades competentes”.

Nuno Marques, presidente do ABC, sublinha que “esta iniciativa reforça o importante papel que a investigação deve assumir enquanto serviço público.” “Porque é fundamental colocarmos o conhecimento científico à disposição da sociedade, procuramos diariamente novas soluções para dar resposta ao momento que enfrentamos”, acrescenta o presidente do ABC.

• Lisboa
  • Faro