110 Histórias, 110 Objetos – O projeto SUBA

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 4 de novembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “O projeto SUBA”.

No início deste século, os professores do Técnico aproveitaram a abertura do campus Taguspark (Oeiras) e o entusiasmo que o Rally provocava nas gerações mais novas para construir o projeto pedagógico SUBA, transversal a vários cursos. O objetivo inicial era que os estudantes pudessem estudar os sistemas elétricos e eletrónicos do carro, mas o alcance alastrou-se a grande velocidade. Os estudantes puderam conduzir os carros (com cerca de 40cm de comprimento) através de programação, testando-os em pistas criadas no chão dos laboratórios e garagens do Técnico. Parece uma competição, mas foi uma forma prática de substituir os métodos tradicionais e levar os estudantes “para a aplicação de fazer engenharia”.

A história do projeto SUBA no 67.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: https://bit.ly/3sSAyAm —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB