110 Histórias, 110 Objetos – Os Robots Futebolistas

Podcast

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 8 de abril: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Os Robots Futebolistas.

Os robots do Técnico foram dos primeiros do país a participar no RoboCup, uma competição internacional que mistura a competição futebolística (e outras categorias) com a investigação de ponta nas áreas da robótica e da inteligência artificial. Este representante da primeira geração de robots futebolistas do Técnico, surgiu em 1998, numa altura em que os robots praticamente não se mexiam e tinham muitas dificuldades em encontrar a bola. Desde então muito se evoluiu e estamos já numa fase avançada em que os “atletas” demonstram grandes capacidades de visão, controlo e o movimento, fazendo já jogadas de belo efeito. Mas, muito para além disso, a principal vitória dos investigadores do Técnico / ISR envolvidos no projeto foi o desenvolvimento científico potenciado pela participação na competição: várias teses de alunos de mestrado e de doutoramento, parcerias internacionais e muito prestígio na área, também aplicado nas competições de busca e salvamento e de robots domésticos.

Os Robots Futebolistas no 41.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3DVVA5R | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB