11th International Space Syntax Symposium

Fundação Calouste Gulbenkian

A investigação na área da sintaxe espacial (SPACE SYNTAX) surge na década de 1970 na Bartlett School of Architecture, University College London liderada por Bill Hiller e Julienne Hanson. Constitui hoje em dia uma teoria e um conjunto de ferramentas de análise espacial, onde a modelação espacial e as tecnologias de informação são centrais, recorrendo ativamente a computação intensiva e a recursos de Big Data. Para além da arquitetura e do urbanismo, tem vindo a ser aplicada em diversas áreas, incluindo as ciências sociais e humanas, as ciências cognitivas e as ciências da computação.

Focada inicialmente no estudo da espacialização das estruturas sociais em edifícios, a teoria da sintaxe espacial cedo se expandiu ao espaço urbano e às relações entre estrutura espacial e economia. Avanços tanto ao nível de novos tipos de descrição – representação / visualização e análise –  espacial como ao nível do desenvolvimento de software específico, permitiram a análise de cidades e de edifícios cada vez mais complexos, tornando aparente a sua estrutura espacial fina, com impactos diretos na compreensão dos processos de mobilidade, de navegação e orientação, de interação de grupos e de maximização do potencial de produção, criatividade e conhecimento em organizações públicas e empresariais. Estes sucessos levaram naturalmente à sua aplicação prática e mesmo comercial, sendo a teoria da sintaxe espacial hoje largamente utilizada para prever o desempenho funcional de propostas arquitetónicas e de desenho urbano.

A comunidade científica dedicada à investigação em sintaxe espacial está em permanente expansão, incluindo membros de sessenta países de todos os continentes, que se reúnem em conferências bianuais (International Space Syntax Symposia) que contam já com dez edições realizadas (1997, Londres; 1999, Brasília; 2001, Atlanta; 2003, Londres; 2005, Delft; 2007, Istanbul; 2009, Estocolmo; 2011, Santiago do Chile; 2012 Seoul; 2015 Londres).

O 11º simpósio vai realizar-se em Lisboa de 3 a 7 de julho, na Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio institucional do Instituto Superir Técnico e do CERIS e o Alto Patrocínio do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais informações.