Eventos

8.º Curso Internacional Avançado em Interfaces Líquidas, Gotas e Sprays

Culturgest, Lisboa

Inscrições early bird até ao dia 16 de abril de 2020.

Nos dias 9 e 10 de julho de 2020, realiza-se no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, o 8.º Curso Internacional Avançado em Interfaces Líquidas, Gotas e Sprays (LIDESP VIII), organizado pelo Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+/IST) em conjunto com três dos mais renomados especialistas na área, professor Amirfazli (Universidade de York, Toronto, Canadá), professor Bertola (Universidade de Liverpool, Reino Unido) e professor Marengo (Universidade de Brighton, Reino Unido).

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes conhecimento detalhado e atualizado sobre a física de gotas e sprays, com base nas pesquisas e métodos mais recentes para a previsão de resultados dinâmicos, transferência de calor, efeitos de molhabilidade e suas aplicações às áreas tecnológica e industrial.

O curso é dirigido a cientistas, profissionais, engenheiros, gestores de I&D e estudantes de graduação nas áreas de Engenharia, Química, Biologia, Medicina, Ciências Aplicadas e Fundamentais. O conhecimento da física de gotas e sprays de líquidos é essencial para muitas aplicações, da aeronáutica (formação de gelo), à extração de óleo (spray efervescente, colisões de gota em tubulações); da eletrónica (resfriamento por spray), à agricultura (distribuição de pesticidas); da microfluídica (gerenciamento de gotículas), aos processos de pintura (revestimento por spray); da biologia (gotículas de sangue, esterilização), à transferência térmica (condensação em trocadores de calor); da química (torre de secagem), a diversas aplicações médicas.

Nesta próxima edição, focada em métodos avançados experimentais, para além dos principais palestrantes e organizadores do LIDESP, o prof. Volfango Bertola e o prof. Alidad Amirfazli, o curso conta com a participação do prof. Alex Taylor (Imperial College London, Reino Unido), que apresentará uma keynote de abertura com uma ampla perspetiva sobre os desafios de pesquisa, técnicas de diagnóstico a laser e novas aplicações de gotículas e sprays, assim como o prof. Fabrice Lemoine (Université de Lorraine, Vandoeuvre-lès-Nancy, França), que apresentará os mais recentes desenvolvimentos na descrição das interações de gotículas com superfícies aquecidas.

No segundo dia serão apresentados os tópicos fundamentais para um nível mais próximo da indústria, abrindo com uma keynote do prof. Günter Brenn (Graz University of Technology, Áustria), que dará uma visão geral sobre gotículas e sprays de fluidos complexos.

Também está agendada o 2.º dia do workshop uma participação especial de palestrantes da indústria, com a contribuição do Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, no contexto de gotículas e sprays aplicados no desenvolvimento de materiais têxteis inteligentes para a indústria automobilística.

O workshop é realizado todos os anos em diferentes locais do mundo. Em 2020, em Lisboa, será organizado em cooperação com o Lisbon Symposia que terá lugar na semana seguinte (13 a 16 de julho) na Fundação Calouste Gulbenkian. São oferecidos descontos especiais para os participantes que se inscreverem nos dois eventos.

Inscrições early bird até ao dia 16 de abril de 2020.

Mais informações.