Concerto da Universidade de Lisboa “Les Nuits D’Été”, pela Orquestra da Toscana

Dia 13 de outubro, às 21h, na Aula Magna, Universidade de Lisboa

Data: 13 de outubro
Local: Aula Magna, Reitoria da Universidade de Lisboa

«A Universidade de Lisboa (ULisboa) apresenta o concerto “Les Nuits D’Été” pela Orquestra da Toscana, da Temporada Darcos, que tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 13 de outubro, às 21h. Este concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa e decorre no âmbito das comemorações dos 10 Anos da ULisboa.

O programa deste concerto tem um irresistível toque a uma suave brisa de verão. E que melhores intérpretes para esse deleite contido do que a Orquestra da Toscana, fundada em Florença em 1980, e a soprano Eduarda Melo com a sua voz expressiva e quente?

De Nuno Côrte-Real (n. 1971) ouviremos Songs of Love and Nature, op.42C, um arranjo para orquestra de cordas de 3 canções originais do Livro de Florbela, op.42, I. Exaltação, III. Os versos que te fiz e V. Num postal. Segue-se Les nuits d’été, op.7 de Hector Berlioz (1803-1869), ciclo de 6 canções, composto entre 1840-1841, fazendo uso de poemas do livro La Comédie de la mort (1838) do amigo e vizinho Théophile Gautier (1811-1872). Originalmente escritas para voz e piano, a primeira canção viria a ser orquestrada em 1843 e as restantes cinco em 1856. Por último, a Sinfonia n.º 8, op.93, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Escrita entre abril e outubro de 1812, trata-se de uma obra a todos os níveis ímpar.

Entrada livre, limitada à lotação da sala.»