Eventos

Dia International do Microrganismo 2020: uma maratona online de 24 horas de Microbiologia

Online

Estamos, de novo, em contagem decrescente para o Dia International do Microrganismo (IMD 2020) celebrado a 17 de setembro.

Num ano em que uma pandemia viral assola o mundo, é ainda mais importante realçar o papel que uma multidão de seres vivos microscópicos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como o seu potencial biotecnológico.

Este ano não é possível repetir as mesmas múltiplas atividades festivas de anteriores comemorações que já vinham a ocorrer em vários países. Por isso, a FEMS (Federation of European Microbiology Societies) e a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) uniram esforços para organizar uma maratona online de 24 horas de microbiologia, com vídeos, palestras e discussões em direto, para promover a microbiologia e celebrar a edição de 2020 do Dia Internacional do Microrganismo.

Nessa organização, a FEMS e a SPM contaram com a colaboração do grupo de Ciências Biológicas do iBB – Instituto de Bioengenharia e Biociências e do Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico. A professora Isabel Sá-Correia, presidente da SPM, a investigadora doutorada Cláudia Godinho, e o estudante do doutoramento em Biotecnologia e Biociências Nuno Bourbon Melo, fazem parte da equipa encarregue da organização e divulgação do evento.

A emissão da maratona de Microbiologia estará online durante as 24 horas do dia 17 de setembro de 2020, das 00h do dia 16 às 24h do dia 17, hora de Lisboa, e será gravada e acessível a partir do website, Twitter, Facebook e Youtube do IMD, bem como dos mesmos canais da FEMS.

O programa provisório já está disponível e conta com a participação de oradores de renome, comunicadores de ciência, jovens investigadores e estudantes de doutoramento, distribuídos pelo globo, com uma importante participação nacional e do Técnico.

Celebre connosco este dia e contribua publicando opiniões e materiais relativos ao IMD com a hashtag #internationalmicroorganismday. Siga-nos nas redes sociais.