Data: 13 de fevereiro
Hora: Das 17h às 18h30
Local: Técnico Innovation Center, powered by Fidelidade (entrada livre)
A Inteligência Artificial integrada em sistemas que interagem com o mundo físico levanta questões éticas e de responsabilidade social particulares e diferentes das discutidas no âmbito digital. Este fórum abordará algumas implicações éticas, sociais e legais decorrentes da presença da IA em ambientes onde humanos vivem, trabalham e socializam.
Serão explorados temas como:
- Responsabilidade legal em caso de acidentes envolvendo sistemas autónomos;
- Questões de privacidade na recolha de dados por sensores em espaços públicos e privados;
- Impactos socioeconómicos da automação em diferentes setores;
- Garantia de equidade no acesso e benefícios das tecnologias de IA física;
- Transparência e explicabilidade de sistemas de decisão que afetam o mundo físico;
- Definição de padrões éticos para o desenvolvimento de sistemas autônomos; e a necessidade de estruturas regulatórias nacionais e internacionais adequadas.
Abordaremos ainda temas como: como garantir que a IA na indústria e serviços contribua para condições de trabalho mais seguras e dignas? É possível assegurar que territórios e residências inteligentes promovam inclusão e não agravem a desigualdade? Como orientar a IA ambiental para a sustentabilidade e não apenas para a eficiência? Como estabelecer limites éticos para aplicações de IA na saúde que protejam a autonomia do paciente e a relação médico-paciente?
O fórum culminará com uma reflexão sobre os novos modelos de gestão e governação necessários para garantir que o desenvolvimento da IA em interação com o mundo físico seja orientado para o bem comum, promovendo valores humanos fundamentais.
A sessão reunirá Teresa Almeida (Instituto Superior Técnico e ITI/LARSyS), Luis Barreto Xavier (Abreu Advogados), Paulo Mota Pinto (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), e será moderada por Nuno Jardim Nunes (Instituto Superior Técnico e ITI/LARSyS).
As conversas do ciclo “A Inteligência artificial em interação no mundo físico”, uma parceria entre o Instituto Superior Técnico e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), vão partir de bons exemplos de parcerias entre a comunidade científica e a iniciativa empresarial, para resolução de problemas práticos ou soluções inovadoras que floresceram ou foram lançadas a partir de Portugal. Partindo de casos concretos, disponíveis em Portugal, investigadores do Instituto Superior Técnico e das suas Unidades de Investigação, irão apresentar e discutir uma face da IA menos conhecida, mas muito relevante para as nossas vidas quotidianas.
As conversas decorrerem no espaço da exposição “Arte com Ciência”, de Leonel Moura, onde estão expostos trabalhos artísticos desenvolvidos com uso de robôs e IA.