Novas Edições dos Cursos OERs/IST (2019): inscrições

Estão abertas as inscrições para o módulo “Finanças para Engenheiros“, que faz parte do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão (CEEG-IST).

• Esta unidade curricular providencia uma base de conhecimentos que: (i) permite a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor; (ii) promove a compreensão dos fundamentos, conceitos, princípios, modelos e outros instrumentos analíticos que servem de suporte à análise, modelização, preparação, estruturação e implementação das decisões financeiras das empresas; e (iii) prepara para a intervenção na gestão das finanças da empresa utilizando as melhores práticas atualmente disponíveis, suportadas em princípios estruturados de risco e rendibilidade.
  • A unidade curricular aborda os seguintes temas: (i) principais fundamentos das finanças empresariais; (ii) papel da informação financeira, internamente para a preparação da tomada de decisões financeiras e externamente para a tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores; (iii) diagnóstico económico-financeiro, enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras; (iv) planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento alinhados com o perfil de risco definido; (v) decisões de investimento, nomeadamente, das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais; e (vi) decisões de financiamento e de distribuição de cash flow aos proprietários da empresa, nomeadamente, as estratégias de financiamento, as questões da estrutura de capital da empresa, da estimação do custo do capital, das políticas de distribuição de dividendos e de recompra de ações, sempre no contexto da criação de valor.
  • Desenhado num contexto pós-laboral e pretendendo adequar a oferta à procura, o CEEG-IST oferece dois regimes, exclusivamente concebidos para facilitar a sua adaptação a diferentes interessados.
    • Um regime é o de inscrição a todas as unidades curriculares necessárias para perfazer o curso, e
    • O outro, que é o aconselhado, é um regime de conquista de ECTS pela frequência com proveito nos diversos módulos necessários para completar o curso.
    • Estes módulos, ao completar a carga curricular definida para o Curso de Especialização neste regulamento, se transformam em Unidades Curriculares do mesmo.
    • Os alunos que tenham já frequentado e tido aprovação com classificação a alguns dos módulos (unidades curriculares do curso), antes de este Curso se ter constituído, podem solicitar equivalência, ficando assim com aprovação às unidades equivalentes do Curso de Especialização.

A calendarização e horário:

Terças-feiras, das 19h às 22h – dias 5; 12; 19 e 26/fevereiro; 12; 19 e 26/março e 02/abril/2019.

Inscrição – 700€ (setecentos euros).

Para mais informações:
    Secretariado do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
    Fátima Jacinto
    Tel.: (+351) 218 417 203