Data: 31 de outubro
Hora: 11h
Local: Auditório do Campus Tecnológico e Nuclear, em Loures
«E se os materiais do futuro respirassem como as plantas?
Sob o tema “Fibras e Filmes de Celulose Inspirados na Natureza como Sensores de Humidade”, essa é a questão que o orador convidado, José Malta, procurará abordar no próximo Seminário da Academia C²TN, a ter lugar no dia 31 de outubro, no âmbito da Linha Temática “Materiais Avançados”.
A sua apresentação irá explorar como a natureza inspira o desenvolvimento de novos materiais inteligentes e sustentáveis, capazes de reagir à humidade e recolher água do ar de forma eficiente. Partindo da observação de plantas como o Erodium — cujas hastes se enrolam e desenrolam consoante a humidade —, José Malta apresenta materiais higromórficos à base de celulose, que reproduzem este comportamento natural. Estes materiais mudam de forma, transparência e propriedades mecânicas em contacto com a água, funcionando como sensores ou sistemas de captação passiva de humidade.
Este trabalho, integrado no projeto “DynaCellCollect”, combina ciência dos materiais, química e física para criar membranas e fibras com aplicações em têxteis inteligentes, dispositivos biomédicos, sensores ambientais e micro robótica “soft” — um passo promissor rumo a materiais sustentáveis e responsivos inspirados na biologia.
José Malta é licenciado em Engenharia Química e Bioquímica pela NOVA FCT e doutorado em Química pela Universidade de Coimbra (programa ChemMat – Materials Chemistry). Desenvolveu investigação no Centro de Física da Universidade de Coimbra e no C²TN – Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares – Instituto Superior Técnico, em áreas como materiais estruturais, polímeros condutores, materiais topológicos, magnéticos e cristais líquidos.
Atualmente é pós-doutorado no Centro de Investigação de Materiais do Laboratório Associado (CENIMAT | i3N), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), onde prossegue a sua investigação em materiais bio inspirados.»