Data: 17 de julho
Hora: 11h
Local: Auditório do Campus Tecnológico e Nuclear
«No âmbito da Linha Temática “Ciências Radiofarmacêuticas e Proteção Radiológica”, a Academia C²TN — Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares – promoverá o seminário – “As Águas Residuais como ‘Cães de Guarda’ da Saúde da População”, que terá lugar no próximo dia 17 de julho (quinta-feira), pelas 11h00, no Auditório do Campus Tecnológico e Nuclear, em Loures.
O evento contará com a participação de Sílvia Monteiro, especialista em microbiologia e reutilização de água, e de Ricardo Santos, especialista em mecanismos de resistência bacteriana e patogénios emergentes, ambos investigadores do Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico.
Durante o seminário, será explorado o papel cada vez mais relevante da análise das águas residuais como ferramenta essencial de vigilância epidemiológica. Esta abordagem permite detetar precocemente surtos de doenças como a COVID-19, Dengue ou gripe H1N1, monitorizar a resistência aos antimicrobianos, rastrear radioisótopos utilizados em tratamentos oncológicos, bem como avaliar soluções sustentáveis para a reutilização segura da água.
Temas em destaque:
- SARS-CoV-2 e suas variantes
- Gripe H1N1
- Bactérias multirresistentes
- Dengue e Chikungunya em Portugal
- Radioisótopos em tratamentos oncológicos
Este será o último seminário antes das férias de verão e promete evidenciar o contributo da ciência portuguesa na resposta a desafios globais, através da transformação de resíduos em soluções sustentáveis — com aplicações que vão desde a irrigação agrícola e limpeza urbana, até à produção de cerveja.»