Eventos

Seminário@DEM – Ricardo Pereira

Técnico - Campus Alameda

"Parques Eólicos do Futuro : Produção Inteligente e mais além" - 13h - FA3

No âmbito do ciclo de “Seminários@DEM” promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica, divulga-se a próxima sessão.

• 16 de março de 2022, quarta-feira, 13h – Presencial*

• Orador: professor Ricardo Pereira (IST/DEM; idMEC).

• Título: “Parques Eólicos do Futuro: Produção Inteligente e mais além” (Smart Wind Farms : Beyond Energy Production).

• Resumo:
Ao longo das últimas décadas, a energia eólica (EE) estabeleceu-se como uma tecnologia chave para alavancar a transição energética global de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis. Os aerogeradores modernos são geralmente turbinas eólicas de eixo horizontal (TEEH). Quase todos as TEEH estão instalados em grupos, denominados parques eólicos (PE), uma vez que agrupar as turbinas diminui os custos de produção de energia associados, por exemplo, transformação de eletricidade e manutenção de fazendas. No entanto, como as turbinas são instaladas próximas umas das outras, geralmente há uma interação entre as máquinas. Em particular, quando uma fila de TE (turbinas eólicas) está alinhada com a direção do vento, a extração de energia cinética por uma turbina a montante necessariamente diminui a quantidade de energia disponível numa TEEH a jusante. A operação adequada dum PE envolve mais do que simplesmente maximizar a produção de energia em todos os momentos. Uma das razões para isso é a variabilidade da procura de eletricidade, principalmente porque as necessidades energéticas da atividade humana mudam ao longo do tempo. Outra razão é que uma maior produção de energia eólica está associada a maiores cargas (estruturais) nas TE e, como tal, pode levar a uma vida útil reduzida das turbinas. Nos últimos anos, o tema do prolongamento da vida útil das turbinas tornou-se extremamente relevante, uma vez que a estimativa precisa dos danos por fadiga estrutural efetivamente experimentados pelos equipamentos eólicos e a previsão da reserva de fadiga restante nas estruturas são cruciais para decidir se se continua a operação de PE ‘antigos’ construídos há 20-25 anos atrás, que chegam agora à data de desmantelamento originalmente prevista.
Esta palestra abordará a operação inteligente de Parques Eólicos, visitando novos modelos aerodinâmicos de turbinas e parques eólicos e descrevendo as principais estratégias e técnicas de controlo. O controlo inteligente de parques eólicos abre caminho para novas estratégias integradas para produção de eletricidade eficiente e sustentável, permitindo ir além do paradigma carregamento da estrutura vs produção de energia.

 Mais informações (PDF).

*Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, Anfiteatro FA3.