Técnico no FIC.A – Festival Internacional de Ciência 2021

Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras

FIC.A – Festival Internacional de Ciência, 12 a 17 de outubro de 2021, terça-feira a domingo, 10h-22h. Jardins do Palácio Marquês de Pombal, Oeiras. (mapa) Público de todas as idades. Participação gratuita, sujeita a reserva de bilhetes (limitados).

Estas são as principais coordenadas para que possa participar da edição de estreia do Festival Internacional de Ciência, FIC.A, que conta com a curadoria de algumas das mais importantes personalidades da ciência e tecnologia a nível nacional e internacional, e no qual o Instituto Superior Técnico marcará presença.

A programação Técnico poderá ser encontrada em três zonas:

• Na tenda principal, na zona Oeiras Valley, onde haverá demonstrações de investigação e desenvolvimento de grupos de investigação bem como a presença de alguns protótipos construídos por estudantes Técnico.
    • Estarão presentes os submarinos Fusion Robot (ISR-Lisboa), jogos de computador para aprendizagem da química (INESC-ID), demonstrações de spintrónica (INESC-MN) e de engenharia e gestão (CEG-IST), experiências de tecnologia (IT) e de bioengenharia (iBB), o primeiro nanosatélite português (IT).
    • Estarão também os núcleos de estudantes GameDev Técnico, Técnico Solar Boat, Fórmula Student e TL Moto, com alguns dos seus protótipos.
    • O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) estará disponível todas as tardes para dar a conhecer os cursos do Técnico e esclarecer todas as dúvidas a quem queira vir estudar connosco.
  • Na zona de demonstrações, com atividades para pôr as mãos na massa e aprender sobre programação, criptografia, soldadura e biodiversidade.
    • Rob 9-16 (2.º ciclo) – atividade de soldadura e programação.
    •  Oficina Maker Criptográfica (2.º ciclo) – criação de uma cifra de César e conceitos de criptografia.
    • Aprender sobre animais e plantas (1.º ciclo) – aplicação lúdico-pedagógica sobre biodiversidade.
    • Criptomiúdos – oficina de criptografia para famílias.
  • Em vários auditórios, com palestras e conversas dos professores e investigadores do Técnico Arlindo Oliveira, Zita Martins, José Tito de Mendonça, Maria do Rosário Partidário, Rui Rocha, Tânia Ramos, Tiago Fernandes, Yasser Omar, Hugo Silva e Filipa Correia.

O Festival Internacional de Ciência FIC.A conta com a curadoria de inúmeras personalidades internacionais da Ciência e Tecnologia, incluindo os professores do Técnico Arlindo Oliveira e Zita Martins.

Programação completa do Instituto Superior Técnico no FIC.A.

Programação completa FIC.A.