Ciência e Tecnologia

A capacidade de mudança das redes e as dificuldades deste caminho por Jennifer Rexford

A docente da Universidade de Princeton partilhou a vontade de mudar que tem pautado o seu percurso e também as adversidades da área em que trabalha.

A vontade de inovar foi a linha orientadora da palestra da oradora Jennifer Rexford, professora Gordon Y. S. Wu em Engenharia na Universidade de Princeton e também líder do Departamento de Ciências da Computação da instituição, esta quinta-feira, 6 de junho. Em mais uma IST Distinguished Lecture, e tendo como tema “Networks Capable of Change”, a docente  encheu a sala que acolheu o evento, oferecendo à audiência a sua perspetiva sobre o trabalho que tem desenvolvido, as barreiras encontradas e as lições aprendidas.

“Mudar a rede é importante para tornar a Internet mais confiável, segura, eficiente e económica”, começava por frisar a oradora, afirmando que este é um desafio que todos os cientistas da comunicação querem vencer. Através de uma viagem no tempo pelos últimos 25 anos das redes programáveis, e sempre recorrendo aos exemplos da sua investigação a oradora ia prendendo a atenção da audiência- composta por muitos docentes da escola- defendendo que nesta área é preciso saber balancear a ambição com o pragmatismo, “estando em contacto permanente com a realidade” e tentando “moldar a realidade futura”.

As redes ativas, os protocolos de encaminhamento, a arquitetura das redes, os pontos de controlo de rede, o Openflow, a medição de desempenho, os reptos que chegaram com as aplicações interativas, e os desafios inerentes a cada dos tópicos foram ditando o alinhamento da palestra que a docente conduziu sempre de forma entusiástica.

A determinada altura a oradora partilhou uma etapa importante da sua vida: a mudança de Michigan para Princeton – onde aliás se havia graduado. Com a mesma chegaram novas oportunidades e algumas facilidades, sendo necessário “revisitar as velhas questões e aprendizagens, mas onde encontrei redes mais fáceis de gerir”, afirmava. Foi também a partir de 2005 e com esta transferência que a oradora teve oportunidade de começar a trabalhar no Planet Lab-  um laboratório global de Internet que simula dezenas de milhares de utilizadores virtuais, servindo para desenvolver e testar protótipos de aplicações e serviços para a Rede- e onde confessa ter aprendido muito.

Ao terminar, a docente fez questão de partilhar algumas das lições que foi amealhando ao longo deste caminho em que procurou sempre tentar inovar e do trabalho contínuo que esta área exige. “A colaboração interdisciplinar é essencial, é importante ir contactando com várias histórias e estar atento aos diversos tipos de desafios de cada rede com constrangimentos próprios, e mais do que isso é importante percebermos que não vale de nada lutar contra o que não podemos mudar”, sugeria a professora Jennifer Rexford.