Ciência e Tecnologia

Alumna do Técnico alcança pódio em competição de mestrados ‘Fraunhofer Portugal Challenge’

Rafaela Timóteo conquistou o segundo lugar com trabalho sobre realidade aumentada para auxílio na cirurgia oncoplástica da mama.

O trabalho de mestrado que Rafaela Timóteo desenvolveu no Instituto Superior Técnico venceu a segunda posição da categoria Master Thesis Awards no Fraunhofer Portugal Challenge. A aluna submeteu à apreciação do júri um trabalho supervisionado por Daniel Simões Lopes, professor do Técnico e investigador do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), incidindo sobre o uso de realidade aumentada para auxílio na cirurgia oncoplástica da mama. Os resultados foram anunciados a 22 de novembro durante um evento na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Premiado no valor de dois mil euros, o projeto que Rafaela Timóteo desenvolveu em colaboração com o ITI tem como objetivo facilitar o planeamento pré-operatório de cirurgias de reconstrução mamária. Para esse efeito, e em parceria com cirurgiões, a alumna do Técnico criou o BREAST+ – uma interface de realidade aumentada com modelos tridimensionais da anatomia de doentes que fornece a estes profissionais médicos informações sobre os pacientes a operar.

Recorrendo aos HoloLens 2, um equipamento desenvolvido pela Microsoft equiparável a ‘óculos de realidade aumentada’ (em formato de headset), o BREAST+ auxilia os cirurgiões na marcação da localização de vasos perfurantes na pele abdominal do paciente, facilitando o procedimento médico consequente. A interface a que os profissionais têm acesso apresenta um menu semelhante a um relatório, utilizando informações de imagens de vasos sanguíneos (angiografias) obtidas através de tomografia computorizada (comummente apelidada de ‘TAC’). O projeto recebeu “uma resposta muito positiva” por parte dos cirurgiões consultados.

Rafaela Timóteo foi aluna de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Técnico, tendo o trabalho premiado conduzido a este último grau. Atualmente, desenvolve o seu doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, continuando a sua parceria com o ITI.

Segundo a Fraunhofer Portugal AICOS, entidade organizadora do Fraunhofer Portugal Challenge, a competição “procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica”, premiando estudantes e investigadores que desenvolvam “investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e [para] melhorar a vida das populações”. A competição analisa ideias alinhadas com as áreas científicas de design centrado no utilizador, inteligência artificial e sistemas ciber-físicos.