Alumnus do Técnico recebe Medalha Zeldovich

Frederico Francisco, antigo aluno de Engenharia Aeroespacial, é o primeiro cientista português a receber este prémio da Commission for Space Research (COSPAR) e da Academia de Ciências da Rússia.

O alumnus do Técnico, Frederico Francisco, foi recentemente galardoado com a Medalha Zeldovich 2018 da Commission for Space Research (COSPAR) e da Academia de Ciências da Rússia, assumindo-se como o primeiro cientista português a receber o galardão. Esta distinção surge como reconhecimento do seu contributo na resolução do problema da aceleração anómala das sondas Pioneer e pela estimativa da aceleração de origem térmica que permitiu confirmar a experiência gravitacional realizada pela sonda Cassini aquando da sua viagem até a lua Titã de Saturno.

Frederico Francisco doutorou-se em 2014 no Técnico sob a supervisão do Professor Orfeu Bertolami e com co-supervisão do professor Paulo Gil.  A sua tese de doutoramento, intitulada “Trajectory Anomalies in Interplanetary Spacecraft” recebeu um prémio da Springer Verlag, em 2015.  Atualmente, o alumnus do Técnico exerce a sua atividade de investigação no Centro de Física do Porto (CFP), estando envolvido em inúmeros projetos, tais como: o da putativa anomalia dos voos rasantes; sobre os micro e nano satélites; sobre a aceleração de origem térmica na viagem da sonda New Horizons para Plutão; e, mais recentemente, na construção de um modelo físico para compreender a transição do Sistema Terrestre do Holoceno para o Antropoceno.

Estas medalhas são atribuídas, bienalmente, desde 1990, para cada uma das áreas de atividade de COSPAR, no caso de Frederico Francisco corresponde à área de “Fundamental Physics in Space”.