Ciência e Tecnologia

As vantagens de um Espaço mais acessível por Thomas E. Markusic

O especialista em Engenharia de Propulsão e CEO da Firefly Space expôs a forma como os pequenos satélites em órbita trarão novas capacidades transformadoras ao quotidiano.

A audiência da palestra” Newspace”, proferida por Thomas E. Markusic, CEO e um dos fundadores da Firefly Space, não foi imensa, mas os que contornaram o adiantado da hora, colocaram em pausa o período de férias ou o tempo de estudo não se arrependeram.  De forma muito direta, recorrendo a vários vídeos, e até a alguns objetos que abrilhantaram a apresentação, o especialista transmitiu a quem o ouviu, esta segunda-feira, 16 de julho, muito conhecimento, mas acima de tudo muita inspiração.

A palestra realizada no âmbito da parceria do Técnico com a Embaixada dos E.U.A em Portugal, através do programa American Corner, teve um ritmo muito dinâmico, como se de uma viagem pelas oportunidades e pela experiência se tratasse. O orador começou por explicar a essência do movimento que dá nome à palestra, e que “pretende tornar o Espaço mais acessível a todos”, reduzindo o custo para lá chegar e transformando-o num dinâmico e gigante setor comercial, “um Espaço onde residirão infinitas oportunidades”, como Thomas E. Markusic frisou.

Denominando o Espaço como “a próxima fronteira da revolução da informação”, e os pequenos satélites como agentes potenciadores de “novas capacidades transformadoras”, Thomas E. Markusic explicou os benefícios e potencialidades de negócios correlacionados com os mesmos e que poderão expandir e muito o comércio mundial. “Estima-se que os negócios relacionados com o Espaço gerarão 2,7 bilhões de dólares em receita anual até 2045, tornando o negócio espacial o maior setor comercial da Terra”, referiu. “O espaço será literalmente o centro da revolução da informação”, acrescentou de seguida o CEO da Firefly Space.

Explicando em que assenta a tecnologia que permitirá tudo isto, sem entrar em grandes detalhes técnicos que não confundissem os menos familiarizados com a área, e partilhando estratégias de ação para que os custos sejam os mais reduzidos possível, Thomas E. Markusic partiu depois para a abordagem dos perigos subjacentes a esta primeira geração espacial. Foi nesta parte da palestra que apresentou a Firefly Space, narrando um pouco do percurso nada simples, com várias reviravoltas “muito duras, mas também repletas de aprendizagem”, que a companhia tem tido desde a sua criação. “No terceiro trimestre de 2019 temos um grande teste: o lançamento do nosso primeiro foguete, o ‘Alpha’”, anunciou o orador. Para encerrar e deixando bem claro que esta é a sua forma de pensar e simultaneamente algo que o inspira , o orador citou Antoine de Saint-Exupéry: “Se quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, ensine-os sim a desejar a infinita imensidão do oceano”. E foi  um pouco isso que Thomas E. Markusic veio fazer ao Técnico.