Artigo assinado por investigadores do Técnico premiado em conferência internacional

O trabalho assinado por David Martins, José Gonilha, João Ramôa Correia e Nuno Silvestre foi distinguido com o melhor artigo na categoria "FRP in New Construction".

O artigo “GFRP Beam-to-Column Connections using Stainless Steel Cleats“, da autoria de uma equipa de investigadores do Técnico, foi premiado na 10th International Conference on FRP Composites in Civil Engineering (CICE), no passado mês de dezembro. O trabalho assinado por David Martins, aluno de doutoramento, e dos professores José Gonilha, João Ramôa Correia, docentes do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos  (DECivil) e Nuno Silvestre,  docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), recebeu o prémio de melhor artigo na categoria “FRP in New Construction”.

No congresso, que  decorreu online e a partir de Istambul, foram apresentados 216 artigos, sendo que cerca de metade diziam respeito à categoria “FRP in New Construction” e os restantes a “FRP Strengthening of Existing Structures”.

No trabalho premiado foi apresentado um estudo sobre o comportamento mecânico de ligações entre perfis de compósito de polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP). “A utilização de perfis de GFRP na construção é relativamente recente e a tecnologia das ligações está pouco desenvolvida”, começa por explicar David Martins, aluno de doutoramento  do Técnico e 1.º autor do artigo. “O principal contributo deste trabalho foi o desenvolvimento de ligações com desempenho melhorado, sobretudo para ações cíclicas- particularmente relevantes em zonas sísmicas-, através da incorporação de elementos em aço inoxidável, que foram objeto de ensaios experimentais à escala-real. Para além disso, foram também apresentadas metodologias analíticas e numéricas capazes de prever com precisão o comportamento destas ligações”, acrescenta o aluno de doutoramento.

José Gonilha, orientador científico de David Martins, afirma que “apesar de termos consciência da importância e, sobretudo, da qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do doutoramento do engenheiro David Martins, a equipa foi surpreendida com esta distinção”. “ De facto, tratando-se do principal congresso mundial sobre a utilização de materiais compósitos na engenharia civil, a qualidade dos trabalhos de investigação apresentados é sempre muito elevada, e isso não foi exceção neste ano, o que nos deixou ainda mais satisfeitos”, declara o docente do Técnico.

Os materiais compósitos em polímero reforçado com fibras detêm um elevado potencial para aplicações em estruturas de Engenharia Civil, devido à sua leveza, elevada resistência, e durabilidade.  Os professores João Ramôa Correia e Nuno Silvestre, coorientadores científicos de David Martins, evidenciam a relevância mundial desta área de investigação exatamente por este “potencial que os materiais compósitos apresentam para diversas aplicações, seja em construção nova, seja em reabilitação de estruturas”. “O Instituto Superior Técnico tem assumido um papel de destaque nos últimos anos, com contribuições relevantes em vários domínios, muitas das quais resultando de uma colaboração frutífera entre docentes e investigadores do DECivil e do DEM”, salientam os docentes.

A International Conference on FRP Composites in Civil Engineering, promovida pelo International Institute for FRP in Construction (IIFC), assume-se como um importante fórum internacional de debate e troca de conhecimentos para cientistas, engenheiros, parceiros industriais e profissionais da área. Em 2025, o Técnico terá a honra de ser o coorganizador, juntamente com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Universidade do Minho,  e palco da 12.ª edição do evento que deverá realizar-se entre 9 e 11 de julho.