Campus e Comunidade

Atividades de verão do projeto Rob9-16 levam jovens estudantes a explorar o mundo da ciência e tecnologia

A atividade científica de verão levou 40 participantes, divididos por três semanas, ao polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico. 

O Rob9-16, um clube de robótica e electrónica dinamizado por estudantes do polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico, proporcionou um conjunto de workshops pensados para jovens dos 9 aos 16 anos durante as férias de verão. Em três semanas de atividades científicas de verão, 40 participantes puderam experienciar, através de atividades práticas e interativas, o mundo da ciência e tecnologia.

Entre os dias 24 e 28 de junho, sete estudantes do 2.º ciclo participaram nas atividades organizadas pelo projeto Rob9-16. A semana iniciou-se  com o Peddy Paper intitulado “O Assalto ao Taguspark”. Nesta atividade, os jovens cientistas ajudaram um professor a recuperar componentes tecnológicos, explorando assim este campus do Técnico através de códigos e pistas.

Ao longo da semana, os jovens exploraram várias áreas tecnológicas, como a modelação e impressão 3D, atividades com Arduino, o lançamento de foguetes, soldadura e a introdução à inteligência artificial. No último dia, fizeram a atividade Egg Drop, em que criaram estruturas de proteção para ovos lançados do segundo piso.

Miguel , estudante do 6.º ano, comentou: “Esta semana fiz várias atividades como o Pisca-Pisca com Arduino e o Peddy Paper. Os monitores deixam-nos expressar e falar sobre as coisas. Gosto muito de tecnologia”.

Já na semana entre 15 e 19 de julho, foi a vez de 16 estudantes do 3.º ciclo do ensino básico experimentarem as atividades propostas pelo projeto Rob9-16. As atividades incluíram a criação de websites, programação com Arduino, construção de robots BOT’N ROLL e  a atividade Egg Drop.

Margarida , aluna do 7.º ano, afirmou achar esta   “uma boa iniciativa para pessoas da [sua] idade saberem o que querem seguir e aprender mais sobre informática e engenharia.” Vasco , também a frequentar o 7.º ano de escolaridade, gostou de “aprender a programar e a mexer nos computadores e robots”. “Esta semana ensina-nos algo que podemos usar no futuro”, acrescentou. Por seu lado, Tiago , estudante do 8.º ano, destacou a experiência como “uma boa oportunidade para fazer novos amigos”.

Na terceira semana de atividades, entre 22 e 26 de julho, foram 17 os estudantes dos 2.º e 3.º ciclos a participar na edição do projeto intitulado “Smart City”. Os jovens cientistas desenvolveram uma cidade inteligente, aprendendo conceitos básicos e avançados de programação, soldadura e impressão 3D. Os participantes projetaram casas com recurso à modelação 3D, montaram circuitos para carros e programaram os seus movimentos, criando uma cidade inteligente e funcional.

Teresa , a terminar o 1.º ciclo do ensino básico, expressou o seu entusiasmo: “Já aprendi a programar e a fazer modelação 3D. Este ATL é muito divertido para aprender.” Enquanto Tiago, do 7º ano, detalhou: “Fizemos modelação 3D de casas e de uma estação de serviço. Também montámos um circuito para os carros que vão passar pela cidade”.

 As atividades de “Verão Científico” do Rob9-16 proporcionaram aos participantes conhecimentos práticos e teóricos, em diversas áreas da ciência e tecnologia. A iniciativa teve por objetivo despertar o interesse dos jovens pela engenharia, informática e robótica e oferecer uma visão prática das possibilidades futuras no setor tecnológico.